Resumo

Título do Artigo

Capital Psicológico e o Mindset como impulsionadores do engajamento no trabalho
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mindset
Psycap
Engajamento

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Frederico Leocádio Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - bolsista
2 - Gabriela Figueiredo Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - pampulha
3 - Carlos Alberto Gonçalves
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Departamento de Administração

Reumo

Estudos mostram que um corpo de funcionários engajados promove maior desempenho funcional e, consequentemente, resulta em melhoria do desempenho da firma. A literatura apresenta formas de criar e impulsionar o engajamento. Tanto o desenvolvimento de uma atitude de Mindset de crescimento quanto o enriquecimento do capital psicológico (Psycap) são apresentados pela literatura como formas de aumentar o engajamento dos colaboradores, porém não foram encontrados trabalhos envolvendo esses três construtos em um mesmo modelo teórico.
O Psycap é um mediador da relação entre o Mindset de crescimento e o engajamento de indivíduos em seu trabalho? O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo teórico englobando esses três construtos citados acima, assim como suas respectivas hipóteses para serem testadas em futuras pesquisas.
O Mindset de crescimento é uma atitude voltada para o desenvolvimento contínuo de habilidades e competências. O capital psicológico (Psycap), por sua vez, é um tipo de estado que permite que o indivíduo trace objetivos com facilidade, bem como caminhos para atingi-los, superando adversidades e obstáculos que venham a surgir. Ambos os construtos foram correlacionados com o engajamento, porém não foram encontrados estudos que integrem os três construtos em um só modelo teórico.
A partir da discussão da literatura, chega-se ao modelo teórico proposto por este trabalho: o Mindset de crescimento influenciando o nível de Psycap, que media a relação entre o Mindset e o engajamento. O modelo teórico proposto sugere três hipóteses para serem testadas em futuras pesquisas.
Acredita-se que, em um contexto de dinamismo e mudanças econômicas, é importante desenvolver a força de trabalho para lidar com adversidades e obstáculos, de forma a manter elevado seu desempenho e engajamento no trabalho. Se a relação proposta pelo artigo for comprovada por meio de trabalhos empíricos confirmatórios, desenvolver o Psycap e o Mindset de crescimento em indivíduos dentro de uma organização pode ser um fator que ajudará a organização a motivar sua força de trabalho, desenvolvendo seus recursos humanos de forma a obter uma vantagem competitiva sustentável.
DWECK, C.S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017. LUTHANS, F.; YOUSSEF-MORGAN, C.; AVOLIO, B. Psychological capital and beyond. New york: Oxford University Press, 2015. KAHN, W.A. Psychological conditions of personal engagement and disengagement at work. Academy of management journal, v.33, n.4, p.692-724, 1990.