Resumo

Título do Artigo

Influência da Titulação Acadêmica Docente no Desempenho dos Estudantes de Ciências Contábeis no ENADE: um recorte longitudinal
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Palavras Chave

ENADE
Titulação Acadêmica
Formação de Professores

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Antonio Gualberto Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Faculdade de Ciências Contábeis
2 - TÂNIA NUNES
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA
3 - Rafael Rocha Simões
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Faculdade de Ciências Contábeis

Reumo

Miranda (2011) investigou a associação entre qualificação acadêmica do professor e os resultados de concluintes do ENADE, em análise de corte transversal, encontrando que os cursos que apresentaram melhor desempenho foram os que detinham melhor qualificação acadêmica, definida em termos de professores titulados, pesquisas e publicações. A disponibilidade de dados longitudinais pelo INEP viabiliza a análise em séries de tempo, possibilitando identificar se há persistência do efeito da titulação sobre o desempenho dos estudantes no ENADE, para o curso de Ciências Contábeis.
A pesquisa busca investigar qual a magnitude do impacto da proporção de professores com titulação de mestre ou de doutor sobre a nota obtida pelos discentes de cursos de graduação em Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)? Assim, o objetivo do trabalho é investigar se a titulação docente em Instituições de Ensino Superior influencia a nota dos estudantes de ciências contábeis no Enade, para os exames realizados de 2009 a 2015. Adicionalmente, é investigado se a proporção de docentes atuando em tempo integral impacta no desempenho de tais estudantes.
A relação entre inputs (objetivos educacionais, conteúdo cultural, professores e outros recursos humanos, recursos financeiros e materiais e alunos) e outputs (melhoria do nível cultural da população, aperfeiçoamento dos indivíduos, formação de recursos humanos) é discutida à luz da literatura da função de produção educacional. Os achados de Felício e Fernandes (2005), por exemplo, sugerem que insumos educacionais apresentam um impacto no desempenho dos estudantes até um determinado ponto, a partir do qual o aumento de insumos não trará benefícios marginais em termos de aprendizado.
Além da proporção de docentes mestres e de docentes doutores, compuseram o modelo econométrico as variáveis: proporção de docentes em tempo integral, dependência administrativa da IES, avaliação da estrutura física da instituição pelos discentes, avaliação do plano de ensino da instituição pelos discentes e a região geográfica do Brasil onde se encontra localizado curso. Foram feitas estimações por mínimos quadrados ordinários (MQO), utilizando dados empilhados e realizada estimação com dados em painel por efeitos fixos e efeito aleatórios.
A variável que representa a proporção de docentes doutores (PROPDOUTOR) não se mostrou significativa (0,0006), embora tenha apresentado o sinal teórico esperado, a saber: uma maior proporção de docentes com titulação de doutor parece influenciar positivamente o desempenho discente no Enade. O coeficiente da variável proporção de docentes mestres (PROPMESTRE) foi significativo (0,007**) e apresentou o sinal teórico esperado, a saber: uma maior proporção de docentes mestre contribui para uma maior nota dos discentes no Enade. Tais resultados ratificam o efeito de insumos educacionais sobre o des
A proporção de docentes doutores não se mostrou significativa (0,0006), embora tenha apresentado o sinal teórico esperado, a saber: uma maior proporção de docentes com titulação de doutor influencia positivamente o desempenho discente no Enade. O coeficiente da proporção de docentes mestres foi significativo (0,007**) e apresentou o sinal teórico esperado, a saber: uma maior proporção de docentes mestre contribui para uma maior nota dos discentes no Enade. Tais resultados ratificam o efeito de insumos educacionais sobre o desempenho dos estudantes (Nossa, 1999; Felício e Fernandes, 2005).
Felício, F., & Fernandes, R. (2005). O Efeito da Qualidade da Escola sobre o Desempenho Escolar: uma Avaliação do Ensino Fundamental no Estado de São Paulo. Anais do XXXIII Encontro Nacional de Economia. Natal, RN, Brasil. Miranda, G. J. (2011). Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em contabilidade no Brasil. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. Nossa, V. (1999). Formação do Corpo Docente dos Cursos de Graduação em Contabilidade no Brasil: Uma Análise Crítica. C