Resumo

Título do Artigo

Transporte Ferroviário e Meio Ambiente: aproximações e convergências em artigos publicados entre 1970 e 2017
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Transporte Ferroviário
Meio Ambiente
Análise Bibliométrica

Área

Operações

Tema

Gestão de Operações Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Luiz Kennedy Cruz Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - José Willer do Prado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Sabrina Soares da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Leandro Carvalho Bassotto
-
5 - Antônio Carlos dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

É importante analisar o setor de transporte do ponto de vista das discussões ambientais. Embora o transporte ferroviário seja o mais eficiente para transportar cargas com baixo valor agregado por longas distâncias (SALOMÃO, 2006) e seu consumo de combustível representar apenas 20% do consumo em uma rodovia, ambas em situações modernas de conservação (INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA, 2010), seu impacto ambiental é considerável e deve ser analisado e mensurado.
Nesse contexto, questiona-se como os artigos científicos sobre transporte ferroviário vêm abordando os diferentes temas relacionadas ao meio ambiente? Para elucidar a questão, o objetivo desse trabalho foi identificar e descrever, por meio de uma análise bibliométrica, como estão configurados os estudos em transporte ferroviário quanto à inclusão e abrangência de seu relacionamento com as temáticas ligadas ao meio ambiente e mapear o direcionamento desses estudos e seus principais pesquisadores.
Conforme Aschauer (1989) sustenta, o investimento em infraestrutura amplia o crescimento econômico e regional, no qual o setor de transporte é a fonte para o crescimento econômico de uma região. Bozoky et al. (2014) afirmam que apesar do avanço no setor de transportes em relação ao desenvolvimento tecnológico nos últimos anos, não é sempre que as novas tecnologias estão alinhadas com os conceitos de desenvolvimento sustentável.
Foi realizado um estudo bibliométrico, no qual utilizou-se de um frame work para exposição das etapas desenvolvidas, com destaque para a delimitação do campo do transporte ferroviário relacionado à temática meio ambiente, com a utilização da base de dados Web of Science para todos os anos de publicação indexados nessa base, sem restrições para áreas de conhecimento e abrangendo todos os idiomas e delimitação da busca para apenas título de artigos. Foram desenvolvidas diversas análises e a operacionalização dos dados ocorreu por meio dos softwares EndoNote®, Microsoft Excel e CiteSpace.
Foram encontradas 141 publicações sobre transporte ferroviário e meio ambiente sendo o primeiro trabalho publicado no ano de 1970. A universidade que mais publicou sobre o assunto foi a Beijing Jiaotong University (China). Observa-se que a relação entre transporte ferroviário e meio ambiente é abordada em diferentes áreas, demonstrando ser um tema transdisciplinar no qual as áreas de ciências ambientais e ecologia, geologia, estudos ambientais, transporte e engenharia, estão publicando mais sobre o assunto na atualidade, sendo a China e Inglaterra os países que mais publicaram.
Observou-se a disseminação dos estudos em questão para diversos países do mundo nos últimos anos, mesmo que de forma modesta em alguns deles. Esse fato demonstra a preocupação dos pesquisadores em trabalhar, de forma conjunta, o transporte ferroviário e as questões ambientais, mesmo que indiretamente, como ocorre nas discussões sobre a criação de ferramentas tecnológicas ou econômicas. Embora não seja a finalidade última de alguns trabalhos, certamente os fenômenos relatados irão repercutir nas práticas que afetam diretamente o meio ambiente.
ASCHAUER, D. A. Is public expenditure productive? Journal of Monetary Economics, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 177-200, Mar. 1989. CAVES, D. W.; CHRISTENSEN, L. R. The relative efficiency of public and private firms in a competitive environment: the case of Canadian railroads. Journal of political Economy, v. 88, n. 5, p. 958-976, 1980. DO PRADO, J. W. et al. Multivariate analysis of credit risk and bankruptcy research data: a bibliometric study involving different knowledge fields (1968–2014). Scientometrics, v. 106, n. 3, p. 1007-1029, mar. 2016.