Resumo

Título do Artigo

CONTABILIDADE ENXUTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Contabilidade Enxuta
Custeio
Fluxo de Valor

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Amanda Oliveira Fontenelle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - São Carlos
2 - Juliana Keiko Sagawa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Departamento de Engenharia de Produção
3 - Lucas Rodrigues Deliberador
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - São Carlos

Reumo

O pensamento enxuto propôs ganhos por meio da redução de desperdícios e falhas e da intensificação da melhoria contínua. Neste contexto, surgiu a Contabilidade Enxuta, para que as informações contábeis fossem alinhadas a esse tipo de sistema de produção. Algumas ferramentas foram criadas, tais como o Custeio por Fluxo de Valor, que permite uma visão dos custos diretamente relacionados e que agregam valor ao produto.
O objetivo deste trabalho é apresentar o atual estado da arte do tema, levantando, por meio de revisão bibliográfica sistemática (RBS), as pesquisas existentes sobre contabilidade enxuta. Além dos principais conteúdos publicados sobre o tema, o desfecho do trabalho explora os conceitos de contabilidade enxuta trazidos pelo corpo teórico pesquisado e trata o cenário das pesquisas brasileiras existentes.
Para que uma empresa seja considerada enxuta, a manufatura deve obedecer alguns princípios, e é preciso que todos os departamentos da empresa, inclusive os setores administrativos e financeiros, também estejam engajados. Para alinhar estratégias hierárquicas dentro do ambiente produtivo, tornou-se crescente a necessidade de informações em prol da filosofia enxuta. O termo “lean accounting” foi utilizado na apresentação de Maskell (2000) para representar a Contabilidade Enxuta. Tal disciplina da contabilidade está em maturação.
Verificou-se que o maior número de publicações se direciona a análise comparativa dos tipos de custeios existentes em relação ao custeio por fluxo de valor, e que as práticas e ferramentas da contabilidade enxuta e gestão estratégica de custos ainda são abordadas em um número escasso de publicações. Observa-se que não houve nenhuma publicação de autores brasileiros em periódicos ou eventos internacionais, o que demonstra que há pouca inserção internacional destes pesquisadores em relação a este tema de pesquisa.
Com base nas pesquisas encontradas, ainda não é possível afirmar que o corpo teórico, tanto em âmbito nacional, quanto internacional, está amadurecido. Considerando-se a quantidade de artigos que retornou das bases de dados indexadas é possível inferir que a pesquisa sobre contabilidade enxuta ainda se encontra em caráter exploratório. Há abertura para pesquisas principalmente no que tange às diretrizes práticas e ferramentas, bem como um maior detalhamento do custeio de fluxo de valor que permita enxergar sua aplicabilidade, seus pontos fortes e fracos, dentro de uma janela de tempo.
FULLERTON, R. R.; KENNEDY, F. A.; WIDENER, S. K. Lean manufacturing and firm performance: The incremental contribution of lean management accounting practices. Journal of Operations Management, v. 32, n. 7–8, p. 414–428, 2014. MASKELL, B.; BAGGALEY, B.; GRASSO, L. Practical Lean Accounting: A Proven System for Measuring and Managing the Lean Enterprise. 2o ed. New York: Productivity Press, 2011. RUIZ-DE-ARBULO LOPEZ, P.; FORTUNY-SANTOS, J.; CUATRECASA-ARBÓS, L. Lean manufacturing: costing the value stream. Industrial Management & Data Systems, v. 113, n. 5, p. 647–668, 2013.