Resumo

Título do Artigo

INFRAESTRUTURA DE T. I. COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EMPREENDEDORA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

empreendedorismo
modelo de negócios
tecnologia da informação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Marcus Paulo Rodrigues
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Adilson Caldeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

O relato apresenta a descrição de um trabalho realizado com o objetivo de conceber o modelo de negócios de um projeto empreendedor dedicado a serviços de suporte, consultoria, informação e treinamento em infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI). O escopo do negócio abrange processos e desenvolvimento de pessoas, ofertando um conjunto de serviços ao mercado corporativo que suprem soluções para a redução de custos, produtividade e desenvolvimento de competências pessoais e organizacionais. Como resultado, procurou-se proporcionar condições para a viabilidade do negócio.
O foco do projeto foi direcionado à construção de um modelo de negócios pautado pelo aproveitamento da oportunidade oriunda do fato de grande parte das empresas ter a TI como recurso necessário para atingir seus objetivos de negócio. Em sua cadeia de valor, a gestão de TI representa uma atividade de apoio para a concretização das atividades-fim. Esse cenário configura a demanda pela contratação de serviços de apoio para a gestão da infraestrutura de TI que confira condições para a eficiência e eficácia do negócio sem requerer investimentos em uma estrutura própria.
A análise dos cenários do ambiente e pesquisa realizada com potenciais clientes subsidiou a identificação da estrutura necessária ao negócio. Recorreu-se ao apoio de visões conceituais e experimentais encontradas em fontes bibliográficas, como forma de conferir validade à proposição apresentada. Com conhecimento de aspectos concernentes a um projeto empreendedor, compreendendo questões como a importância da inovação, as principais motivações e competências necessárias para empreender e os riscos, problemas e limitações comumente enfrentados, o que resultou no modelo de negócios concebido.
Partindo da identificação dos segmentos de mercado e qual será a proposta de valor, definiu-se pela oferta de serviços que envolvem melhorias na infraestrutura de TI, processos e desenvolvimento de pessoas, aulas, palestras e treinamentos. A partir dessas definições, idealizou-se o quadro do modelo de negócios, em que se delineiam as condições necessárias à entrega efetiva do valor ofertado, os canais de relacionamento e distribuição, as atividades, recursos e parcerias essenciais ao negócio, com uma identificação preliminar da estrutura de custos e das fontes de receitas.
A partir das recomendações apresentadas efetuou-se o planejamento das ações a serem realizadas, com a indicação dos recursos a serem utilizados. Algumas das ações propostas já foram efetivadas e outras seguem em execução, com previsão de conclusão nos próximos meses. No momento em que o empreendimento se aproxima de completar um ano de atuação, já conta com uma carteira de negócios que proporciona receita suficiente para a recuperação do investimento inicial e a operação com lucratividade satisfatória, posicionando condições que sinalizam para o desenvolvimento sustentável dos negócios.
Por se dedicar à proposição de meios para a oferta de valor a clientes potenciais, este projeto confere a uma empresa em fase inicial de operação a oportunidade de desenvolvimento de condições para sua consolidação e sustentabilidade. Além dos benefícios diretos à saúde e prosperidade da empresa, as ações propostas tendem a influenciar o desenvolvimento da tecnologia de gestão, podendo ser exemplo de situação semelhante vivenciada por outras iniciativas empreendedoras. O projeto também contempla medidas que o inserem como agente de desenvolvimento socioeconômico da comunidade em que atua.