Resumo

Título do Artigo

AS DIMENSÕES DO EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE NA REVISTA EXAME
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Palavras Chave

Empreendedorismo Internacional
Internacionalização de Empresas
Mídia de Negócios

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Michele Morais Oliveira Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia e UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)-Campus Rio Paranaíba
2 - Álvaro Leonel de Oliveira Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia - DAE
3 - Francielih Dorneles Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Campus Santa Mônica- Uberlândia

Reumo

O empreendedorismo internacional consiste em inovação, proatividade e comportamentos que ultrapassem fronteiras nacionais, criando valor nas organizações (McDOUGALL e OVIATT, 2000). Leite e Moraes (2014) propuseram um framework a partir de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema. Este indica que, no processo de internacionalização, ocorrem eventos específicos e que existe uma variação na incidência destes elementos no processo. A Revista Exame é importante comunicadora sobre o que ocorre nas organizações por meio de casos de negócios nas reportagens e é uma das mais lidas no Brasil.
Diante da relevância da Revista Exame na mídia brasileira de negócios, pergunta-se: as dimensões do empreendedorismo internacional (propensão à adaptação; redes de relacionamentos; oportunidades internacionais; capacidade de inovar; atitude face ao risco; desenvolvimento de recursos competitivos) estão presentes nas reportagens da Revista Exame? Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo das reportagens sobre empreendedorismo internacional veiculadas na versão eletrônica da Revista Exame, sob a perspectiva do framework de Leite e Moraes (2014).
Conforme Oviatt e McDougall (2005), o processo de internacionalização de empresas envolve a busca por oportunidades, formação de redes, construção de estratégias para avaliação e entrada em mercados internacionais, e inovação em bens e serviços. Estes eventos estão presentes no framework PROCAD, idealizado por Leite e Moraes (2014), após extensa revisão de literatura. Estes autores consideram a possibilidade de que nem sempre as seis dimensões estarão presentes em todos os eventos de empreendedorismo internacional e sugerem a realização de pesquisas empíricas para comprovação neste sentido.
Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental em reportagens veiculadas na versão eletrônica da Revista Exame, e referem-se ao período de fevereiro de 2011 a junho de 2017, totalizando 133 reportagens. Realizou-se as três etapas da análise de conteúdo de Bardin (2016): na ‘pré-análise’, identificou-se 78 reportagens válidas sobre o tema; na ‘exploração do material’, buscou-se as dimensões do framework de Leite e Moraes (2014) no corpo das reportagens; e no ‘tratamento dos resultados’ utilizou-se da regra de enumeração da presença e da frequência para interpretação.
Verificou-se que todas as dimensões do framework emergiram com considerável frequência nas reportagens analisadas, indicando que a propensão à adaptação, as redes de relacionamentos, as oportunidades internacionais, a capacidade de inovar, a atitude face ao risco, e o desenvolvimento de recursos competitivos, fazem parte dos fenômenos envolvidos no âmbito do empreendedorismo internacional. Neste sentido, considera-se que os profissionais de negócios e leitores da versão eletrônica da Revista Exame, estão sendo informados sobre as diferenciadas características do empreendedorismo internacional.
As reportagens estão em consonância com as dimensões do empreendedorismo internacional do framework PROCAD. Assim, o trabalho contribui sob o aspecto teórico, pois, no contexto brasileiro, os estudos são escassos (LEITE e MORAES, 2014) e identificou-se, na literatura, apenas uma aplicação do referido modelo em pesquisas empíricas. A Revista Exame tem comunicado acerca da temática, confirmando ser relevante meio de informação, pois, a partir das reportagens, tem apresentado aos leitores as características e peculiaridades do empreendedorismo internacional abordadas na literatura científica.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. Leite, Y. V. P., & Moraes, W. F. A. (2014). As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 13(4), 91-106. McDougall, P. P. & Oviatt, B. M. (2000). International entrepreneurship: The intersection of two paths. Guest Editor's Introduction, Academy of Management Journal, 43(5): 902-908 Oviatt, B. M., & McDougall, P. P. (2005). Defining international entrepreneurship and modeling the speed on internationalization. Entrepreneurship theory and practice, 29(5), 53