Resumo

Título do Artigo

Impacto dos Cursos MBA da FGV São Paulo na Promoção e na Remuneração dos seus Egressos
Abrir Arquivo

Palavras Chave

MBA
Remuneração
Promoção

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Vanessa Lopes Pires
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Nove de Julho
2 - Gilberto Sarfati
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - MPGC

Reumo

Este trabalho visa responder a seguinte questão: Existe impacto dos cursos de MBA da FGV São Paulo, na promoção e na remuneração dos profissionais? Para responder a esta pergunta, foi conduzida uma pesquisa empírica com ex-alunos, formados entre 2012 e 2017, dos cursos de MBAs da Fundação Getulio Vargas, na cidade de São Paulo. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário composto por 26 questões fechadas, de múltipla escolha.
Os cursos denominados MBA no Brasil foram construídos nos moldes do MBA americano, mas, com características particulares ao cenário brasileiro. Estes cursos possuem extensa literatura de avaliação, tanto positivas, sobre os seus impactos, como avaliações críticas com relação ao modelo. Entretanto, no Brasil, há poucos estudos e análises referentes a este programa, seja nos aspectos objetivos ou nos aspectos subjetivos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto dos cursos de MBA, pós-graduação lato sensu, na remuneração e na promoção dos ex-alunos formados entre 2012 e 207 na FGV
O instrumento de pesquisa utilizado foi o modelo adaptado à realidade dos cursos denominados MBA no Brasil, retirado do artigo intitulado “Less Success Than Meets the Eye? “The Impact of Master of Business Administration Education on Graduates Careers” (ZHAO et al.; 2006),
A coleta de dados foi conduzida através de um estudo tipo survey, utilizando um questionário estruturado, que foi enviado por e-mail para uma base de 15.360 ex-alunos, formados entre 2012 e 2017, dos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas, na cidade de São Paulo. Foram escolhidos 34 cursos de MBA Executivo da FGV, oferecidos na cidade de São Paulo.
Com relação a H1, relacionada à remuneração dos egressos, o estudo revelou efeitos significativos de, aproximadamente, 23,63% de aumento na média salarial dos formados em relação ao salário anterior ao MBA. Na segunda hipótese deste trabalho, sobre promoção de cargo após a conclusão do curso MBA, foi observada, também, uma migração dos egressos de cargos mais baixos (nível de entrada) para cargos mais altos (média gerencia) e de media gerencia para nível executivo (alta gestão).
As conclusões desta pesquisa não apoiam a alegação de Pfeffer e Fong (2002) de que a obtenção do certificado de MBA não tem efeito sobre o salário dos diplomados
CRUZ, J. F. P.; WOOD JR., T. Impacto dos MBAs nas carreiras: Estudo com alunos de programas brasileiros de pós-graduação. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 37, 2013. MIHAIL, D.; KLOUTSINIOTIS, P. The impact of an MBA on managerial skills and career advancement: The Greek case. The International Journal of Management Education. 2014, v.12, n.4, p. 212–222, 2014.