Resumo

Título do Artigo

Governança em Tecnologia da Informação: um estudo sobre a implantação na CEMAR - Companhia Energética do Maranhão
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Tecnologia da Informação.
Governança de TI.
Gerenciamento de TI CEMAR

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Gestão Estratégica de TI e Governança de TI

Autores

Nome
1 - Jennifer Alencar Araujo
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
2 - Káty Maria Nogueira Morais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) - Departamento de Administração - DEA CCSA
3 - Marcos Antonio Franklin
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA - Centro de Ciências Socias e Aplicadas

Reumo

A Tecnologia tornou-se componente necessária para a rotina das organizações contemporâneas, sendo vista como parte fundamental das empresas. Despontou, então, a necessidade de uma Gestão Estratégica para a área, ambicionando-se auxiliar o gestor na tomada de decisão. Surgiram algumas metodologias de suporte à gestão de TI, visando prover uma Administração por Processos, entregar um serviço dentro dos requisitos acordados e com qualidade para o cliente, com valor ao produto final do negócio.
Quais as contribuições e benefícios da implantação da Governança de TI na Companhia Energética do Maranhão? Objetivo geral analisar quais os ganhos e contribuições percebidas para a área e para o negócio com a implantação do projeto de Governança de TI no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicação da CEMAR.
2.1 Tecnologia da Informação 2.2 Gerenciamento de TI 2.3 Governança de TI 2.3.1 Fatores Motivadores 2.3.2 Objetivos 2.3.3 Mecanismos da Governança de TI 2.3.4 Modelos de Melhores Práticas
Esta pesquisa foi de natureza exploratória e descritiva de acordo com Vergara (2013). Já o método utilizado foi o qualitativo segundo Martins (2008). Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevistas de acordo com Flick (2004) com a utilização de um roteiro semiestruturado elaborado com base no referencial teórico. foi utilizada a estratégia - estudo de caso de acordo com Yin (2007). Para tanto, a empresa escolhida foi a CEMAR – Companhia Energética do Maranhão, e a unidade de análise foi especificamente no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicação.
Resultados inovadores são esperados da área de TI, que possam agregar resultados para a organização, entrega do produto com qualidade dentro do prazo estipulado e custo esperado, além de disponibilidade de sistemas e infraestrutura necessária para suportá-los. As organizações que possuem a TI como processo fim de seu negócio necessitam buscar sempre atualizações tecnológicas para se manterem competitivas no mercado.
Para responder à problemática desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso de como se deu a implantação do modelo referenciado neste trabalho na empresa CEMAR, detalhando seus benefícios e contribuições, momento em que foi pormenorizada a demonstração de como era a área antes da implantação, obtendo resultados superiores e incentivadores, tornando-se referência.
BROWN, A.; GRANT, G. G. Framing the frameworks: A review of IT Governance Research. Communications of the Association for Information Systems, v. 15. Atlanta: 2005. CARVALHO, T. C. M. B. Falta a chamada governança de TI. São Paulo: 2004. Disponível em: . Acesso em 14 ami. 2014. VAN GREMBERGEN, W.; DE HAES, S. Enterprise governance of information technology. New York: Springer, 2009.