Resumo

Título do Artigo

NARRATIVAS NA MANUTENÇÃO E CONSTRUÇÃO DA LEGITIMIDADE ORGANIZACIONAL: Uma Meta-síntese de Estudos de Caso na Web of Science
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Legitimidade
Narrativas
meta-sintese

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, organizacionais, cognitivas e históricas em Estratégia

Autores

Nome
1 - Jessica Cristina Ceni
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
2 - Rodrigo Seefeld
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Jardim Botânico

Reumo

Este trabalho possui como objetivo compreender o papel das narrativas na manutenção ou/e reconstrução da legitimidade organizacional. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada foi a meta-síntese de Hoon (2014).
O problema de pesquisa se caracteriza por: Como as narrativas promovem a manutenção ou/e reconstrução da legitimidade organizacional? Portanto, o trabalho possui como objetivo compreender o papel das narrativas na manutenção ou/e reconstrução da legitimidade organizacional.
A “legitimidade é a percepção ou pressuposição generalizada de que as ações de uma entidade são desejáveis ou apropriadas dentro de algum sistema socialmente construído de normas, valores, crenças” (SUCHMAN, 1995, P. 574). Ao trazer as narrativas para a discussão da legitimidade, observa-se que as narrativas podem auxiliar na manutenção e/ou reconstrução de legitimidade interna e externa de determinada organização (LANDAU; DRORI; TERJESEN, 2014).É por meio das narrativas que a organização pode disseminar discursos de aderência e adequação ao o que é tido como correto
A partir da meta-síntese sugere-se um conceito global, definido como narrativas legitimadoras, que caracterizam as narrativas direcionadas à legitimação de ações, práticas e mudanças organizacionais. Ainda apresentam duas características: i. a promoção da manutenção e/ou reconstrução da legitimidade organizacional frente a episódios que demandem respostas às pressões institucionais; ii. São formas discursivas para ganhar suporte e aderência em períodos de recuperação de imagem decorrentes de crises organizacionais ocasionadas por episódios de má-conduta.
Como se pode observar nos desdobramentos dessa pesquisa, esse trabalho teve como objetivo realizar uma meta-síntese em estudos de casos qualitativos, tendo como base a proposta de Hoon (2014). Nesse trabalho o enquadramento da pesquisa foi compreender qual o papel das narrativas na manutenção e/reconstrução da legitimidade organizacional. Por fim, ressalta-se à proposta do conceito de narrativas legitimadoras constituído a partir da sintetização dos artigos analisados e que evidência uma narrativa característica e direcionada à legitimação de ações, práticas e mudanças organizacionais.
HOON, C. Meta-synthesis of qualitative case studies: an approach to the building. Organizational Research Methods, v. 16, n. 4, p. 522-556, 2014. LANDAU, D.; DRORI, I.; TERJESEN, S. Multiple legitimacy narratives and planned organizational change. Human Relations, v. 67, n. 11, 2014, p. 1321-1345. SUCHMAN, M. C. Managing legitimacy: strategic and institutional approaches. Academy of Management Review, v. 20, n. 3, p. 571-610, 1995.