Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA SERVIDORA NA PRÁTICA: Um Estudo Brasileiro Em Uma “Nova Comunidade”
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Liderança
Liderança Servidora
Organizações Religiosas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Cleysson Ricardo Jordão Braga Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Recife
2 - Rodolfo Araújo de Moraes Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Departamento de Adminisração

Reumo

Analisando os novos posicionamentos do comportamento organizacional, a liderança tem sido indicada como decisiva para o comprometimento dos colaboradores e a ascensão das organizações, principalmente os estilos que proporcionam um comportamento ético e solícito (LUTHANS, 2002; MACIK-FREY; QUICK; COOPER, 2009). Por isso, a liderança servidora, tem sido sugestiva para as necessidades atuais das organizações (VAN DIERENDONCK, 2011).
Este artigo tem como objetivo mensurar a importância e identificar a frequência (no sentido da aplicabilidade na prática) dada pelos integrantes da Família da Esperança, que residem no Brasil, às sete variáveis do modelo de Patterson (2003), apresentado nos estudos sobre liderança servidora. Esta pesquisa busca dar continuidade ao único estudo registrado pelo que se tem notícia, nacionalmente e internacionalmente, realizado pelos autores, que enseja observar o fenômeno da liderança servidora em organizações chamadas de Novas Comunidades.
A liderança servidora, mesmo citada como uma abordagem com mais de trinta anos, tem sido redescoberta pelos acadêmicos a partir de meados da década de 1990, enquadrando-a como uma das abordagens contemporâneas da liderança (VAN DIERENDONCK; NUIJTEN, 2011). Outras abordagens da liderança apresentam como preocupação principal do líder o bem-estar organizacional, mas o líder servidor está genuinamente preocupado com seus seguidores, abrindo espaço para relacionamentos seguros e fortes no interior da organização (STONE; RUSSELL; PATTERSON, 2004).
Este artigo é um dos produtos de uma pesquisa iniciada para fins de dissertação de mestrado em administração, sendo ampliada pelos autores com novos esforços posteriores. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de natureza quantitativa. É também uma pesquisa de campo com aspecto transversal. Em relação ao procedimento técnico, classifica-se como um levantamento do tipo survey. A amostra da pesquisa somou 306 membros da Família da Esperança (residentes no Brasil), que responderam o questionário online durante o período proposto.
O fato de o estudo acontecer numa organização essencialmente servidora, e os valores apresentarem resultados elevados, comprova que este os construtos parecem aderentes ao estilo de organização, concatenando com a teoria apresentada.
É possível concluir que a Nova Comunidade investigada possui características de organização essencialmente servidora, e que a teoria apresentada adequa-se ao estilo organizacional. Deste modo, com o crescente número de Novas Comunidades, no Brasil e no mundo, as conclusões deste estudo podem servir de cenário para abstração de ideal-tipo teórico, por ser um caso de experimentação conceitual.
GREENLEAF, R. K. Servant leadership: a journey into the nature of legitimate power & gretness. Foreword by Stephen R. Covey and afterword by Peter M. Senge. 25. ed. Mahwah: Paulist Press, 1977. PATTERSON, K. A. Servant leadership: a theoretical model – servant leadership research roundtable proceedings. Virginia Beach, VA: Regent University, 2003. Disponívelem.Último acesso em 15 mar. 2018.