Resumo

Título do Artigo

Mensuração e divulgação do desempenho sustentável por empresas da cadeia de suprimentos de alimentos e bebidas brasileira
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade
Gestão da cadeia de suprimentos
Mensuração e divulgação de desempenho

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Guilherme Pinheiro Maria
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP - Piracicaba
2 - Catarina Barbosa Careta
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ)

Reumo

A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável são temas cada vez mais presentes no cotidiano das empresas no mundo todo. Na cadeia de suprimentos de alimentos e bebidas brasileira, despertam desafios perante a necessidade de se transformar os modos de produção e consumo de alimentos, para garantir a segurança alimentar e a manutenção dos recursos naturais.
Este trabalho pretendeu estudar como a sustentabilidade é mensurada na gestão da cadeia de suprimentos de alimentos e bebidas brasileira, e para isso os principais objetivos que nortearam a pesquisa foram: 1) identificar os principais conjuntos de indicadores voltados a mensurar a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável na cadeia de suprimentos alimentícia; 2) verificar como os indicadores abordam as três dimensões da sustentabilidade; 3) verificar o alinhamento entre o que é mensurado e o que é praticado entre as empresas pesquisadas.
Para Carreira e Palma (2012), a maneira mais comum das empresas relatarem informações sobre sustentabilidade é através dos Relatórios de Sustentabilidade. Calixto (2012) destaca que as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative) têm se consolidado com o principal guia para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. As diretrizes GRI oferecem subsídios a qualquer tipo de documento que exija a divulgação do desempenho ambiental, social e econômico, sendo referência internacional para todos os interessados na divulgação de informações sobre a forma de gestão sustentável das organizações
O presente estudo possui caráter quantitativo e exploratório. Foram analisados 10 relatórios de sustentabilidade divulgados por empresas de grande expressão no setor de alimentos e bebidas que atuam no Brasil, com base em um instrumento de análise de dados estruturado em 6 blocos de questões.
Foi possível identificar 45 indicadores voltados para mensurar a sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos das empresas analisadas, divididos em duas principais categorias: ambiental e social. Verificou-se que, entre os 10 relatórios analisados, 8 deles não apresentam o desempenho econômico vinculado ao desempenho sustentável, sendo reportado em seções separadas. Por fim, entre os 136 indicadores verificados nos 10 relatórios, 29 deles não tiveram correspondência nos textos, ou seja, os dados essenciais que compõem tais indicadores não foram divulgados, um total de 21%.
Este trabalho possibilitou a reunião de informações, antes dispersas, sobre a mensuração e divulgação do desempenho sustentável por empresas do setor de alimentos e bebidas brasileiro, evidenciando o grau de engajamento com a sustentabilidade e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
CALIXTO, L. A divulgação de relatórios de sustentabilidade na América Latina: um estudo comparativo. R. Adm., São Paulo, v.48, n.4, p.828-842, out./nov./dez. 2013. CARREIRA, A; PALMA, F, M. da. Análise comparativa dos relatórios de sustentabilidade das empresas brasileiras, espanholas, portuguesas e andorras. Revista Universo Contábil [en linea] 2012, 8 (Octubre-Diciembre). GRI. G4: diretrizes para relato de sustentabilidade. 2015. Disponível em: https://www.globalreporting.org/resourcelibrary/Brazilian-Portuguese-G4-Part-One.pdf