Resumo

Título do Artigo

O VALOR SOCIAL GERADO POR EMPRESAS SOCIAIS: Reflexões a partir de uma Meta-Síntese
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empresa Social
Criação de Valor Social
Meta-Síntese

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Indira Gandhi Bezerra de Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico
2 - Adriana Roseli Wünsch Takahashi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Administração
3 - Andréa Paula Segatto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Rodrigo Luiz Morais-da-Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba

Reumo

Nos últimos 20 anos, estudos sobre empresas sociais se tornaram tendência mundial. A partir disso, a compreensão sobre empresa social cresceu rapidamente pela contribuição que esse tipo de empreendimento pode gerar, principalmente para pessoas que vivem em condições de pobreza. Para tanto, compreende-se que o número de publicações sobre empresa social é crescente, abordando distintos tópicos de estudos. Além disso, as pesquisas que se dedicam a compreender como as empresas sociais criam valor social ainda são escassas, constituindo um campo de pesquisa a ser estudado.
Este artigo tem por objetivo busca analisar como as empresas sociais podem criar e potencializar o valor social promovido à sociedade. Para cumprir o objetivo deste estudo, utilizou-se a meta-síntese como estratégia de pesquisa, seguindo os passos de Hoon (2013), cujo objetivo é extrair, analisar e sintetizar evidências de estudos de casos qualitativos para construir teoria. Inicialmente, foram analisados 44 artigos identificados nas bases de dados internacionais Web of Science e Scopus e nacionais Spell e Scielo, sendo oito deles selecionados para comporem a análise do estudo.
Empresa social é a combinação da lógica filantrópica com a lógica de mercado, por isso são chamadas de organizações híbridas que utilizam múltiplas formas de organização e de operações empresariais. Também são autossustentáveis financeiramente, de modo que asseguram o desenvolvimento, a sustentação, o arranjo e a propagação do valor social (BATTILANA; LEE, 2014). Compreende-se, então, que as empresas sociais são criativas, diante do seu potencial de inovar, e estão, essencialmente, relacionadas à consciência social (MULYANINGSIH; DHEWANTO, 2013) e à criação de valor (LEADBEATER, 2007).
Os achados desta pesquisa podem ser sintetizados na proposta de cinco elementos que contribuem para a criação e a potencialização do valor social no contexto de empresas sociais: i) envolvimento com stakeholders; ii) mobilização de recursos; iii) cultura centrada na inovação; iv) planejamento estratégico aliado à missão social e ao valor econômico e; v) marketing – foco no beneficiário/consumidor.
Os resultados encontrados nesta pesquisa avançam a literatura visto que o trabalho fornece informações úteis da importância do valor social criado pelas empresas sociais, bem como apresenta cinco elementos que representam atitudes, comportamentos e estratégias substancias para as empresas sociais alcançarem o impacto positivo à sociedade. Adicionalmente, como contribuição prática, a pesquisa revela recomendações aos empreendedores sociais para que possam melhorar as estratégias de criação de valor e a lidar com a criação de valor social em meio aos problemas da sociedade.
Sinkovics; Sinkovics; Yasmin (2018); Ramus; Vaccaro (2017); Altinay; Sigala; Waligo (2016); Di Domenico, Haugh, Tracey (2010); Comini (2016); Comini; Barki; Aguiar (2012); Thompson (2008); Austin; Stevenson; Wei-Sklilern (2006).