Resumo

Título do Artigo

Análise Bibliométrica Sobre o Panorama das Pesquisas em Coopetição no Brasil: Uma Busca no Portal da Spell
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Coopetição
Bibliometria
Sociometria

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, organizacionais, cognitivas e históricas em Estratégia

Autores

Nome
1 - Marina Valim Bandeira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
2 - Paulo Vanderlei Cassanego junior
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

A associação de fatores como as mudanças sociais, culturais e econômicas afetam o sistema produtivo, logístico e de oferta dos produtos e serviços exigindo que as empresas moldem suas estratégias de negócio para obter maior vantagem competitiva (DA SILVEIRA; MONTICELLI; DA SILVA, 2017). Neste sentido surge a chamada coopetição (NALEBUFF e BRANDENBURGER, 1996) a união de duas estratégias: competição e cooperação.
Buscando compreender como está o panorama das pesquisas em torno da coopetição no meio acadêmico, surge o objetivo deste trabalho que é caracterizar a produção acadêmica nacional sobre coopetição com base na plataforma SPELL.
A competição é entendida como o esforço das empresas para estar entre as melhores posições nas suas respectivas áreas de atuação (PORTER, 1997). Uma solução para melhorar o desempenho individual das empresas seria então o estabelecimento de parcerias, objetivando a ação cooperativa (WINCKLER e MOLINARI, 2011). A coopetição une a cooperação e a competição visando incentivar a interação entre empresas para que estas gerem resultados em conjunto, porém competem entre si e com as demais quando dividirem os lucros (MARQUES, 2017; SOGABE, 2017).
O presente artigo classifica-se como uma pesquisa teórico-descritiva, sendo utlizado o método bibliométrico, logo a abordagem caracteriza-se como quantitativa. Buscando complementar a análise bibliométrica, foi construído um sociograma a fim de visualizar a rede de coautoria formada por pesquisadores que publicam sobre a coopetição, bem como identificar os principais autores do tema (SILVA et al, 2006).
O período analisado compreendeu os anos de 2007 a 2017, tendo sido encontrados 19 trabalhos. O periódico de maior relevância encontrado foi a Revista Brasileira de Gestão de Negócios, tendo dois dos artigos analisados em seu rol de publicações. A maioria dos artigos concentrou-se em revistas de qualis B1 e B2, mostrando ser um resultado satisfatório. Na parte metodológica, encontrou-se bastantes estudos empíricos de abordagem qualitativa. Em relação à rede de coautoria formada por pesquisadores que publicam sobre coopetição, pode-se dizer que essa é dispersa, com poucas conexões entre autores.
Conclui-se que o campo da pesquisa em coopetição ainda é pouco explorado no Brasil, necessitando de uma maior atenção por parte da academia. Além disso, sugere-se que estudo semelhante seja conduzido utilizando uma plataforma de periódicos internacionais para verificar como estão sendo realizadas as pesquisas na área lá fora.
DA SILVEIRA, A. B.; MONTICELLI, J. M.; DA SILVA, L. M. O Processo de Estratégia Coopetitiva: um Estudo de Caso das Microcervejarias da cidade de Porto Alegre. In: XX SEMEAD. São Paulo, 2017 MARQUES, J.R. O que é Coopetição e Como Aplicá-la em Empresas e Equipes? Disponível em: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-coopeticao-e-como-aplica-la-em-empresas-e-equipes/ NALEBUFF, B.J.; BRANDENBURGER, A.M. Co-opetição. Rio de Janeiro: Rocco, 1997 PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997