Resumo

Título do Artigo

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: proposta de uma ferramenta de apoio à gestão
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Palavras Chave

Serviço Médico de Urgência
Gestão
Indicadores

Área

Administração Pública

Tema

Gestão em Saúde

Autores

Nome
1 - Cinéia dos Santos
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA) - GRAVATAI
2 - Samuel Vinicius Bonato
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
3 - Juliana Fausto Flores
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC

Reumo

A saúde pública é uma das principais preocupações dos brasileiros e também um dos maiores desafios dos atuais gestores do país. Mapear as etapas dos processos e medir os resultados assistenciais é essencial para definição de políticas e tomada de decisão nos serviços de saúde. Os serviços de urgência têm experimentado um aumento crescente na sua demanda de pacientes. Logo, se torna fundamental o seu acompanhamento e a avaliação dos atendimentos realizados, para identificar lacunas e buscar soluções que impliquem na continuidade e na elevação dos níveis de serviços desses atendimentos.
O presente trabalho compreenderá um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de um município do Rio Grande do Sul e tem como problema de pesquisa: Qual ferramenta de monitoramento de indicadores poderia ser utilizada para apoiar à gestão e aprimorar os resultados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência? Para isso, se propôs uma ferramenta para análise do processo de atendimento dos chamados ao, através do monitoramento de indicadores.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estabelece a interface entre a assistência prestada na cena onde o agravo ocorre e a rede de serviços que acolherá o paciente na sequencia do atendimento (PEQUENO, 2017). O intervalo de tempo entre a chamada telefônica e a chegada da equipe no local da ocorrência compõe o tempo médio de resposta (BRASIL, 2006). A tomada de decisão em cada etapa do atendimento ao chamado necessita ser desenvolvida com presteza e agilidade, sob a perspectiva de que elas influenciarão o todo, no cuidado ao paciente (CICONET, 2015).
Este estudo se caracterizou como uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivo exploratório, onde a abordagem utilizada foi qualitativa, sendo empregado o estudo de caso. O estudo foi realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de um município do Rio Grande do Sul. Além da revisão bibliográfica, foram realizadas três entrevistas semi-estruturadas de questões abertas, com gestores e conhecedores do processo de atendimento do Serviço, a fim de delinear as etapas do processo em estudo e propor uma matriz de aferição dos tempos médios de atendimento.
O processo de atendimento dos chamados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência inicia pela discagem do número ‘192’ pela população e é encerrado após o atendimento da equipe no local da cena ou pela remoção da vítima para hospital de referência. O tempo resposta total é composto pela estratificação dos tempos de cada etapa do atendimento, contribuindo para identificação dos principais gargalos desse processo.
Constatou-se a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na redução da morbi - mortalidade dos atendimentos de urgência à população. O tempo resposta está diretamente associado à qualidade do serviço prestado. Pode-se afirmar que a análise dos tempos de cada etapa do processo de atendimento é uma importante ferramenta, que associada com indicadores de outras naturezas, se aproveitado pela gestão, permitirá uma aferição mais fidedigna do serviço, para garantia da redução do tempo resposta total e para qualificação do serviço prestado.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção às Urgências. 3.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. CICONET, R. M. Tempo resposta de um serviço de atendimento móvel de urgência. Tese (doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de enfermagem, Programa de Pós-Graduação em enfermagem, Porto Alegre, BR-RS, 122 f., 2015. PEQUENO, Gutenberg Alves. Elaboração e validação de instrumento para avaliação do serviço de atendimento móvel de urgência sob a ótica do usuário. 2017. 106 f. Tese (Doutorado em Modelos de Decisão e Saúde) - UFPA, João Pessoa - PB