Resumo

Título do Artigo

Desafios e Facilidades que Impactam na Criação de Startups
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Startups, Empreendedorismo
Empreendedorismo
Crise econômica

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Antonio Aparecido de Carvalho
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Campus Barcelona
2 - Maria do Socorro de Souza
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - São Caetano do Sul
3 - Milton Carlos Farina
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Campus Centro

Reumo

Recentemente, no Brasil tem se notado um crescimento de novos empreendimentos no modelo Startup, o que é um fato curioso, principalmente pelo cenário atual, pois o país enfrenta uma crise econômica em fase de recessão, o que acabou gerando muito desemprego, sobretudo de mão de obra qualificada, uma vez que as empresas não conseguem manter seus talentos no quadro de colaboradores. Devido à baixa demanda de produtos e serviços, alto custo com a infraestrutura das empresas, como por exemplo: impostos, folha de pagamento, fornecedores, redução nas vendas e consequentemente redução no faturamento,
Quais são os desafios e facilidades que impactam na criação e desenvolvimento de empresas startups da cidade de São Paulo? O objetivo geral da pesquisa foi identificar os desafios e facilidades que as empresas startups enfrentam para se desenvolverem na cidade de São Paulo, os objetivos específicos buscam analisar os fatores que influenciam esse comportamento empreendedor e identificar os fatores positivos e negativos desse mercado.
Segundo Dornelas (2005), empreendedorismo é um conceito utilizado para denominar o envolvimento de pessoas e processos, ou seja, como transformar ideias em oportunidades e a forma de agir para que essas oportunidades levem a criação de negócios de sucesso, um empreendedor é reconhecido pelas suas ações, pois tem a iniciativa e consegue detectar uma oportunidade transformando-a em um negócio assumindo seus riscos com possibilidades de fracasso. Telles e Mattos (2013) consideram startup como um modelo inovador de negócios com extrema flexibilidade, que vai se amoldando desde a sua concepção.
Pesquisa de campo de natureza quantitativa com a aplicação de questionário aplicado a empresários de startups da cidade de São Paulo. Questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas, com escalas de onze níveis de 0 a 10, dividido em três módulos: Módulo I Caracterização do respondente, Módulo II Caracterização da empresa e Módulo III relacionado aos desafios e facilitadores para inicio de uma startup. Os questionários foram encaminhados via e-mail com trinta perguntas, 21 das quais de múltipla escolha.
Os dados foram analisados tomando por base as estatísticas descritivas de frequência, com o uso da ferramenta SPSS 23, após a coleta dos dados, procedeu-se a inserção na planilha Excel, para posterior exportação para o SPSS 23. Um dos maiores desafios apontados pelos respondentes foi a dificuldade para conseguir mão de obra qualificada para o desenvolvimento inicial das startups, 33,3% dos respondentes assinalaram a alternativa com maior ênfase na dificuldade de contratação de mão de obra qualificada.
Conclui-se que os desafios enfrentados pelas startups para se desenvolver na cidade de São Paulo são: a dificuldade de encontrar investidores, mão de obra qualificada, a dificuldade para fidelizar e reter seus clientes e a burocracia para abertura de uma empresa. As facilidades constatadas nessa pesquisa de campo foram: o avanço tecnológico, o marketing digital, o plano de negócios com metas e objetivos alcançáveis e a infraestrutura organizacional enxuta. Em relação à recessão econômica, esta acabou por contribuir pela busca de novas oportunidades.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE STARTUPS. Manual sobre conceitos, metodologias e investimentos em startups. Disponível em: . Acesso em: 13 de maio de 2018. ALVES, Luciana. Capital das startups, BH concentra eventos digitais. Disponível em: . Acessado em 21 abr. 2017. GLOBAL ENTREPRENUERSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil: 2016. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; diversos autores -- Curitiba: IBQP, 2017. 208 p.