Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA ADOÇÃO DO BIG DATA NA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DA TECNOLOGIA E DA PROPENSÃO AO USO POR GESTORES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Big Data
Conhecimento
Propensão ao uso

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Evandro Luiz de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Departamento de Administração
2 - Luis Hernan Contreras Pinochet
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Departamento de Administração
3 - Evandro Luiz Lopes
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Durval Lucas Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - EPPEN

Reumo

As constantes inovações tecnológicas trazem consigo um cenário desafiador com novas tendências de consumo, com alta competitividade, e o Big Data surge como uma tecnologia que amplia a visão da organização no que se refere a favorecer as decisões estratégias. Do ponto de vista gerencial, fica clara a relevância destas ferramentas de Big Data em processos de reestruturação organizacional que exigem uma “nova estrutura” de organizações, demandando uma atuação digital, da logística à comunicação.
O objetivo deste estudo é analisar a influência da adoção do Big Data na análise do conhecimento da tecnologia e da propensão do uso por gestores. Para tanto, esta pesquisa utilizou a análise sobre a adoção de ferramentas de Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional, desenvolvida por Lunardi, Dolci e Maçada (2010), observou-se a adaptação do modelo teórico proposto pelos autores, bem como a extensão dele para o caso da utilização das aplicações de Big Data pelas organizações.
A era digital e o aumento significativo da capacidade de criação e armazenagem de dados na internet foram os grandes impulsionadores da criação do termo Big Data (Hilbert & Lopez, 2011). Big Data pode ser entendido como o conjunto de informações que não podem ser analisadas utilizando-se de processos e ferramentas tradicionais (Zikopoulos & Eaton, 2012). Diante disso, os principais atributos relacionados ao conceito de Big Data são volume, velocidade e variedade (Castro, 2014).
Este estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagem quantitativa, utilizando-se duas fases de análise: descritiva e multivariada. A amostra analisada foi constituída de 118 organizações, representadas pelos seus respectivos gestores. O instrumento de pesquisa foi adaptado ao modelo de Lunardi, Dolci e Maçada (2010) por meio de uma coleta de dados com o uso de um survey. Para o tratamento dos dados desta pesquisa, optou-se pelo modelo baseado no Partial Least Squares.
Como resultado, o construto Utilidade Percebida indicou ser o mais representativo do modelo, indicando que os respondentes acompanham as tendências tecnológicas que emergem e mantem-se atualizados em relação àquelas que considerem relevantes, entendendo que as aplicações de Big Data simplificam suas tarefas e o desempenho organizacional. Os questionários respondidos mostraram algumas das preferências e percepções dos respondentes em relação ao uso do Big Data em seu cotidiano sendo apresentadas algumas dessas tendências, de acordo com o porte e o setor da organização.
Por fim, o estudo propõe que o modelo pode ser aplicado com seus devidos ajustes em atenção as novas tecnologias. O construto Necessidade Interna foi capaz de indicar um dos caminhos propostos como válido: o que mostra, em certa medida, que existem organizações que, do ponto de vista de seus gestores, poderiam beneficiar-se do conhecimento sobre Big Data. Entende-se que a novidade do conceito e a necessidade de reestruturação organizacional para sua implementação são alguns dos impeditivos para a difusão de seu uso.
Castro, S. (2014) Optimizing your data management for big data. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, 16(1), 15-18. Hilbert, M. and Lopez, P. (2011) The World’s Technological Capacity to Store, Communicate, and Compute Information, Science, 332 (6025), 60-65. Lunardi, G. L., Dolci, P. C. and Maçada, A. C. G. (2010) Adoção de tecnologia de informação e seu impacto no desempenho organizacional: um estudo realizado com micro e pequenas empresas, Revista de Administração, São Paulo, 45(1), 05-17, jan./fev./mar.