Resumo

Título do Artigo

EU SIRVO À ADMINISTRAÇÃO OU PERCO MEU EMPREGO? O CASO DA UNIVERSIDADE VALE DOS SONHOS

Palavras Chave

Gestão Pública
Mapeamento de Processos
Conflitos Organizacionais

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Valéria de Oliveira Lemos Novato
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
2 - Lourival Ribeiro Chaves Júnior
-
3 - MARIA SALETE BATISTA FREITAG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACE
4 - Estela Najberg
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE

Reumo

Este caso de ensino se propõe a discutir, no âmbito da administração pública, a solução de conflitos organizacionais. De um lado Júlia, com perfil inovador e servidora recente do setor onde trabalha, constatou que o trabalho ali poderia ser mais eficiente ao mapear os processos e indicar um novo fluxo. De outro lado, Maria, servidora antiga no setor e com forte influência opinativa na equipe, é contrária à implementação de novos procedimentos por entender que o serviço tem funcionado há 20 anos assim e não tem necessidade de mudar.
O objetivo geral deste caso de ensino é direcionar o aluno a refletir sobre os conflitos organizacionais e propor soluções para administrar tais conflitos. Para que se atinja o objetivo geral, este estudo propõem os seguintes objetivos específicos: (a) Discutir como reagir e propor soluções diante de conflitos organizacionais; (b) Analisar sobre a relevância do mapeamento de processos no setor público.
Os dados para construção do caso foram coletados de uma universidade real, porém com adoção de nomes e narrativas fictícias. O método adotado foi o levantamento documental por meio de portais eletrônicos, relatórios gerenciais e observação direta. A produção do caso foi inspirada na experiência de uma servidora de uma universidade pública. Vinda de um contexto onde as decisões ocorrem de forma rápida e se defrontando com a morosidade na tramitação dos processos, desenvolve uma crença de que é possível sim fazer mudanças em prol da agilidade sem prejudicar a qualidade.
Este caso de ensino destina-se aos alunos de graduação e pós-graduação em Administração relacionada às disciplinas de Gestão Pública e Comportamento Organizacional.
ARAÚJO, LUIZ CÉSAR G. DE. Gestão de Processos: Melhores resultados e excelência organizacional. São Paulo: Atlas, 2011. BENITEZ, M; MEDINA, F. J.; MUNDUATE, L. Buffering relationship conflict consequences in teams working in real organizations. International Journal of Conflict Management, 2018. BODTKER, A. M.; KATZ J. J. Emotion in conflict formation and its transformation: Application to organizational conflict management. International Journal of Conflict Management, v. 12, n. 3, p. 259-275, 2001. BRESSER P,L C. Reforma do Estado para a Cidadania, A Reforma GerencialBrasileira.ENAP, 1998.