Resumo

Título do Artigo

Entre a Prática do Discurso e o Discurso na Prática: Contradições de um Hotel que se Declara Sustentável
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade
Hotelaria
Discurso

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Laércio de Barros Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
2 - Marcelo de Souza Bispo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração

Reumo

O tema da sustentabilidade ganhou importância e espaço em vários segmentos sociais, entre os quais, o mundo corporativo. Entretanto, o dilema entre crescimento econômico, lucratividade empresarial frente a necessidade de preservação ambiental, escassez de recursos naturais e o aumento da desigualdade social no mundo, faz do tema sustentabilidade algo controverso e de difícil aplicação prática. Nesse sentido, apesar do discurso da sustentabilidade ser algo aceito socialmente, o exercício cotidiano dos seus pressupostos nas práticas tanto das pessoas quanto das empresas continua um desafio.
Problema de pesquisa: Existem diferenças entre a prática do discurso e o discurso da prática da sustentabilidade em um hotel que se declara sustentável? Objetivo: analisar as diferenças existentes entre a prática do discurso e o discurso da prática da sustentabilidade em um hotel que se declara sustentável.
A fundamentação teórica do artigo está organizada em um tópico que trata sobre a Sustentabilidade, outro sobre Desenvolvimento sustentável e uma terceira sessão que trata da Sustentabilidade no setor hoteleiro.
A presente pesquisa é de cunho qualitativo. De acordo com Merriam (2009), pesquisa qualitativa é aquela que terá o interesse em: primeiro, como as pessoas interpretam suas experiências; segundo, como elas constroem seus mundos; e terceiro, quais os significados elas atribuem às suas experiências. Como método de investigação, neste estudo optou-se pelo uso do estudo de caso qualitativo (GODOY, 2006). Como estratégia de coleta de dados foi usada à observação participante e entrevistas semiestruturadas.
A apresentação dos resultados será através da triangulação entre os diferentes métodos de coleta de dados em comparação com a literatura sobre sustentabilidade na hotelaria. Para facilitar a discussão e melhor visualizar as relações, apresentam-se alguns quadros que resumem as categorias das dimensões da sustentabilidade, por meio de um aporte teórico; a discursividade presente nas falas dos entrevistados; e, por fim, o que pôde ser constatado durante a observação das práticas cotidianas do hotel investigado.
A presente pesquisa visou contribuir com o debate entre a prática do discurso e o discurso da prática na sustentabilidade de um hotel que se declara sustentável. Para realização desse objetivo foi necessário realizar uma triangulação entre entrevistas, observações de campo e a literatura. De acordo com os resultados e com a literatura sobre sustentabilidade no campo hoteleiro, foi possível a criação de cinco categorias de análise, onde foi possível confrontar a teoria com o discurso e a prática hoteleira no tema sustentabilidade.
Baroni, M. (1992). Ambigüidades e deficiências do conceito de desenvolvimento sustentável. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.18, n.2, Abr./Jun. p.14-24. Brandão, C. do N., Barbieri, J. C. & Reys Júnior, E. (2015). Análise da sustentabilidade do turismo: um estudo em comunidades indígenas no Estado de Roraima, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 500-518. Irving, M. de A. (2014). Sustentabilidade e o futuro que não queremos: polissemias, controvérsias e a construção de sociedades sustentáveis. Sinais sociais, v. 9, n. 6, p.15-38.