Inteligência Cultural
Aprendizagem Situada
M-learning
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Ambientes de ensino-aprendizagem
Autores
Nome
1 - KÉZIA ANDRADE DA SILVA SCHMITT VENTURA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PORTO ALEGRE
2 - Amarolinda Zanela Klein UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios
Reumo
O desenvolvimento da Inteligência Cultural (CQ) ocorre principalmente através das vivências dos indivíduos em contato com outras culturas. A interpretação ou a criação de significado através das atividades cotidianas pode ser chamada de aprendizagem situada, que é definida como uma dimensão integral e inseparável das práticas sociais dos indivíduos no dia a dia. A aprendizagem situada pode ser apoiada por modalidades específicas como a aprendizagem com mobilidade (m-lerning).
Este artigo apresenta um ensaio teórico que tem por objetivo analisar como o m-learning pode contribuir com o desenvolvimento da Inteligência Cultural (CQ) de forma situada. Esse objetivo se justifica pela carência de trabalhos acadêmicos que investiguem essa relação.
Para solucionar o problema de pesquisa, foi realizado uma revisão da literatura sobre o conceito de Inteligência Cultural (CQ), sobre a teoria de aprendizagem situada e sobre o m-learning e suas affordances.
Apesar de já haver evidências das possíveis contribuições do m-learning para a aprendizagem situada, percebeu-se uma carência de trabalhos acadêmicos que investiguem a relação dos três conceitos centrais abordados nesta pesquisa. Não foram encontrados estudos que tenham feito o acompanhamento do indivíduo durante a sua estada um contexto intercultural, compreendendo como a aprendizagem situada ocorre nesse contexto. Tampouco há estudos que tenham explorado práticas de m-learning para apoiar esse tipo de aprendizagem.
Esse ensaio teórico teve por objetivo analisar de que forma o m-learning pode ser um meio para o desenvolvimento de CQ de forma situada, por meio dessa pesquisa constatou-se que são escassos os estudos acadêmicos que investigam essa relação. Ainda, verificou-se que a maioria dos estudos avalia o desenvolvimento da CQ antes ou após experiências interculturais, sendo escassas as pesquisas que investiguem esse desenvolvimento de forma situada, durante experiências de intercâmbio intercultural. Sendo assim, propôs-se um framework, relacionando esses três conceitos.
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