Resumo

Título do Artigo

UMA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA PARA VIABILIZAR O COMÉRCIO DE ARROZ NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão
Custos
Logísticos

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - rodrigo ruas de jesus silva
FEA-RP/USP - Ribeirão Preto
2 - Guilherme Barbosa de Paulo Castro
-
3 - Renan Contreras Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
4 - Keila Prates Rolão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - campo grande
5 - Leonardo Caixeta de Castro Maia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

Compreender os fluxos logísticos de uma organização é tão importante quando se propõe a busca pela redução de custos e melhoria nos processos, tornando a organização mais competitiva no mercado de atuação (BALLOU, 2008). Para tanto se faz necessário conhecer todos os processos internos, externos e vínculos da organização. Nesse contexto, referentes à atividade de transporte o estudo considerou os seguintes fatores de custo: frete, seguro de carga, perda da carga, imposto sobre circulação de mercadorias (ICMS), armazenagem em terminais, estoque em trânsito e transbordo.
Problema. Impactos logísticos para a comercialização do arroz na região sudeste, especificamente, na mesorregião de Uberlândia, MG. Nesse sentido, o objetivo geral é identificar, por meio de um estudo de caso único, como são realizadas as práticas de gestão dos custos logísticos de uma empresa Uberlandense de alimentos, analisando-se os volumes e valores dos pedidos de venda, bem como a relação dos valores dos pedidos com os custos logísticos. Verificar por meio da pesquisa realizada se as áreas e gestores possuem o conhecimento de custos logísticos ou reconhecem a importância do tema.
O referencial teórico faz uma abordagem sobre os seguintes tópicos: primeiramente sobre a integração da cadeia de suprimentos, posteriormente sobre a função Logística e os custos logísticos. Por fim, sobre o sistema agroindustrial do arroz.
Quanto ao problema de pesquisa, o estudo caracteriza-se por ter uma abordagem qualitativa. A pesquisa tem como estratégia metodológica o estudo de caso único. Este estudo caracteriza-se por ser profundo e exaustivo a respeito de um objeto, permitindo conhecimentos amplos e detalhados do mesmo (GIL, 2007).Quanto ao objetivo, a pesquisa é classificada como exploratória. Este tipo de pesquisa envolve questionário e permite formular sugestões para melhoria de práticas administrativas (YIN, 2005). O Estudo de caso baseia-se na resposta de duas perguntas-chave: Como? e Por que?
Conforme os resultados encontrados, constatou-se que as práticas, sendo tema estratégico, são utilizadas de maneira parcial pela empresa pesquisada. Ainda que de forma parcial, a empresa utiliza as ferramentas que possuem o mesmo objetivo e assim facilitam o processo de tomada de decisões. Verificou-se também que os custos logísticos são considerados importantes pelos gestores da empresa.
O objetivo deste estudo foi identificar, quais os impactos para a comercialização de arroz na região sudeste. Em comparação aos estudos analisados, a gestão dos custos logísticos da empresa apresenta níveis elevados. Os custos logísticos para a comercialização do arroz na região sudeste, especificamente, na mesorregião de Uberlândia, MG são de R$3,1347 por km. Pode-se afirmar que o impacto do custo logístico no custo unitário do produto é de R$0,065201 por kg. As dificuldades encontradas foram relativas à disposição de tempo suficiente para a entrevista pelos gestores da empresa pesquisada.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo : Atlas 2003. MARTINS, Ricardo Silveira; REBECHI, Daniele; PRATI, Celso A.; CONTE, Honório. Decisões Estratégicas na Logística do Agronegócio: Compensação de Custos Transporte-Armazenagem para a Soja no Estado do Paraná. RAC . v. 9. n. 1. Jan/Mar. 2005: 53 – 78. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rac/v9n1/v9n1a04.pdf Acesso em 20 mai 2016. MOURA, R. A. Sistema e Técnicas de Movimentação e Armazenagem de Materiais. Volume 1. São Paulo: IMAM, 2005.