Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NO SETOR FINANCEIRO: Fintech e análise bibliométrica dos estudos realizados
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fintech
Financial Startup
Online banking

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - cristiana fernandes de muylder
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
2 - Liliane Andrade Araújo
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Belo Horizonte
3 - PAULO ISNARD
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - MG
4 - Jeferson Gonçalves de Oliveira
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - FACE
5 - Ieda Maria Pereira Vasconcelos
-

Reumo

A internet propicia muita integralização entre todos do mundo, seja para comercializar, comunicar, trocar informações e até mesmo politizar. Assim, com o uso de novas tecnologias, o comércio também torna-se mais eletrônico, onde o cliente opta por escolher e adquirir seus produtos remotamente e podendo utilizar de canais eletrônicos para pagamento (Zhao, Qiu, Gai, & Liu, 2018). Dessa forma, o setor bancário tende a acompanhar as mudanças tecnológicas, com o objetivo de atender esta nova geração de clientes, que também visa utilizar canais eletrônicos para resolver sua vida financeira.
O problema que motiva esta pesquisa é elucidar: quais as discussões que envolvem estes serviços bancários e financeiros inovadores perante a academia internacional? A partir de estudo descritivo, buscou-se compreender estudos realizados e publicados na base Elsevier a partir de 2008 até abril de 2018. Especificamente, pretendeu-se compreender temáticas e relacionamentos abordados nos artigos e quais autores trataram o assunto no período analisado.
A mudança de comportamento tende a manter nesse nível de evolução (Wei, Spigt, & Swinkels, 2017), pois as novas gerações a cada dia são mais voltadas para a tecnologia, com menor tempo de se comprometer com as rotinas bancárias. O crescimento de investimento em Fintech apresenta-se muito expressivo, com aumento em torno de 67 % em relação ao ano de 2016. Outra questão relevante é que a origem destes investimentos são de instituições financeiras tradicionais (Lee & Shin, 2017).
O objetivo deste artigo foi identificar e descrever estes serviços inovadores realizando um estudo descritivo de artigos publicados na base da editora Elsevier de 2008 a 2018, com métodos cientometria e bibliometria (Lei de Zipf). Foram organizados artigos das bases da editora Elsevier onde foram utilizados na busca os descritores Fintech (união financiamento-financial e tecnologia-technology), Financial Startup (startup financeira) e Online Banking (banco eletrônico). Por meio da pesquisa, localizou-se 145 artigos, disposto em 67% online banking, 14% Fintech e 19% Financial startup.
Os resultados encontrados indicaram baixo número de estudos acadêmicos na esfera do mercado financeiro em que ocorre uma tendência da inclusão desse segmento no mundo digital. Há poucos estudos da inovação das Fintechs e Financial startup nesse segmento. Em percentual, foram localizados, 19% da base com o tema Financial startup, 14% Fintech e 67% online banking. Entende-se, portanto, o crescimento de investimento em Fintech expressivo, com aumento em torno de 67 % em relação ao ano de 2016, e ainda retorno de investimento interessante aos investidores.
Esse estudo apresentou uma análise de estudos publicados nos últimos 10 anos, a partir dos termos: Financial Startup, Fintech e Online Banking, sendo ao todo, amostra de 145 artigos, sendo 28 (Financial startup) 21 (Fintech) e 96 (Online banking). Pode-se inferir que os termos pesquisados indicam que ocorre crescimento do número de clientes bancários que utilizam de tecnologia para realizar alguma atividade financeira. A tendência para o segmento financeiro será o aumento de adeptos sugerindo, apesar da limitação de amostra de dados, novos estudos que podem incluir a visão do consumidor.
Wang, L., Li, M., Han, X., Zhou, R., Zheng, K., & Liu, M. (2018). Improved Density Peak Clustering Algorithm Based on Choosing Strategy Automatically for Cut-off Distance and Cluster Centre. Technical Gazette 25, 2, 3651(June 2014), 536–545. Wei, Y., Spigt, R., & Swinkels, L. (2017). The impact of FinTech start-ups on incumbent retail banks’ share prices. Financial Innovation, 3(1), 26. https://doi.org/10.1186/s40854-017-0076-7 Zeltser, T., Maçada, A., & Mallman, G. (2017). Efeitos da Qualidade da Informação e da Qualidade do Serviço da Informação no Uso de Serviços de FINTECH. SEMEAD XX.