Resumo

Título do Artigo

Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento regional: Revisão da Literatura
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Instituições de Ensino Superior
Desenvolvimento Regional
Proposições teóricas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Políticas, Estratégias, Instituições e Internacionalização da Inovação

Autores

Nome
1 - Cinara Gambirage
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau SC
2 - Jaison Caetano da Silva
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Biguaçu - SC

Reumo

A questão do desenvolvimento regional é abordada nos estudos das áreas das ciências sociais aplicadas com o intuito de entender o mecanismo de funcionamento do processo de desenvolvimento, tanto nas formas como este se desencadeia ou entrava, acelera ou desacelera e diferenciam ou aproximam países e regiões em suas características. Apesar do intuitivo papel que as Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham e seu efeito no desenvolvimento regional, o mecanismo como isso ocorre e a maneira de mensurar tal impacto enfrentam dificuldades metodológicas e teóricas complexas.
Diante da complexidade e dos diversos os aspectos inconclusivos, pesquisadores têm dedicado esforços no sentido de integrar essas duas perspectivas teóricas de forma a entenderem como as IES podem ser um fator propulsor do desenvolvimento econômico da região em que estão instaladas. Com o intuito de contribuir com pesquisas anteriores e na busca de expansão do conhecimento da área, o presente trabalho teve por objetivo discutir a inter-relação entre instituições de ensino superior e desenvolvimento regional e desenvolver proposições teóricas com base nos aspectos inconclusivos da temática.
O desenvolvimento regional pode ser compreendido como um processo de mudança social de caráter endógeno, capaz de conduzir de forma integrada e permanente a mudança qualitativa e a melhoria do bem-estar da população de uma região (Pires, 2007). O processo de desenvolvimento resulta de uma ação coletiva intencional, fundamentada no local, ou seja, associada a uma cultura, a um plano e instituições locais com o objetivo de melhorar os arranjos das práticas sociais e econômicas (Pires, Muller, & Verdi, 2006).
Nossos principais resultados apontaram que, majoritariamente, as pesquisas publicadas em periódicos abordam contextos desenvolvidos e do continente europeu, principalmente no Reino Unido. As pesquisas relativas aos contextos desenvolvidos em sua grande maioria tratam dos efeitos, enquanto os trabalhos nos contextos emergentes investigam qual é o papel das IES no desenvolvimento regional. Identificamos nos artigos da amostra cinco fatores que os pesquisadores apontam que as IES influenciam nos contextos que estão inseridas.
Argumentamos que: as IES influenciam tanto diretamente no desenvolvimento regional, quanto indiretamente, sendo que a influência de maneira indireta é a mais proeminente; as pesquisas realizadas em contextos de economias desenvolvidas representam uma visão parcial da temática nos contextos emergentes; as IES impactam em maior intensidade em regiões periféricas e/ou fracas, principalmente na formação de pólos de crescimento. São reconhecidos os desafios de tais proposições, contudo, ao mesmo tempo que as análises ganham elevada complexidade, elas também enriquecem o seu poder explicativo.
Fongwa, N. S., & Marais, L. (2016). University, knowledge and regional development: factors affecting knowledge transfer in a developing region. Africa Education Review, 13(3-4), 191-210. Fleck, C. F. (2011). A tríade ensino-pesquisa-extensão e os vetores para o desenvolvimento regional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 7(3), 270-298. Pugh, R. (2017). Universities and economic development in lagging regions:‘triple helix’policy in Wales. Regional studies, 51(7), 982-993.