Resumo

Título do Artigo

SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
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Palavras Chave

Sistemas de Informação
Satisfação do Usuário
Gestão Pública

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Marcio Crescencio
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC) - Gaspar
2 - Robson Cristhian Henkel
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí - SC

Reumo

A mensuração da satisfação dos usuários é um dos instrumentos para avaliar o nível de sucesso de um sistema de informação. A satisfação do usuário é considerada como uma medida que define o quanto os usuários acreditam que os resultados apresentados pelo sistema atendem às suas necessidades. Em um ambiente de TIC cada vez mais avançado e dinâmico a percepção de satisfação do usuário pode ser influenciada por fatores antecedentes. Estes insumos podem causar fortes impactos nas estratégias de investimento em sistemas de informações gerenciais.
A motivação desse estudo é em razão da recente implantação do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) no Instituto Federal Catarinense (IFC). A alta gestão estrategicamente optou por um sistema com a possibilidade de integrar essas unidades e padronizar os processos administrativos, acadêmicos e de recursos humanos. A implantação do SIGAA ocasionou mudanças significativas na instituição com relação a maneira como os processos eram realizados. Assim, o objetivo desse estudo é avaliar a satisfação dos usuários percebida na utilização do SIGAA no IFC.
Laudon e Laudon (2004), definem um sistema de informação como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. As IES no ensejo de gerenciar seus fluxos de informação na gestão das suas atividades estão investindo fortemente em desenvolvimento ou aquisição de SIG. Doll e Torkzadeh (1988) definem a satisfação como a atitude afetiva em relação a uma aplicação de computador específica por alguém que interage diretamente com a aplicação.
A presente pesquisa pode ser classificada, como descritiva e quantitativa. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário contendo 12 perguntas fechadas estruturadas. A população compreendeu professores e alunos da IES. Obteve-se 744 respostas ao questionário. Aplicou-se Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para mensurar em que grau a estrutura fatorial teórica se adéqua aos dados observados. As respostas dos questionários foram tabuladas e analisadas com estatística descritiva, distribuição de frequência, medidas de variabilidade e gráficos.
A medida da consistência interna do questionário resultou em bom nível de confiabilidade com valor Alfa de Cronbach (0,94). As estimativas padronizadas das cargas fatorias dos itens do questionário resultaram em valores superiores a 0,7. O fator Tempestividade foi o melhor avaliado e a Facilidade de uso o fator que recebeu a pior avaliação. Conforme a média geral, na percepção de todos os respondentes a avaliação da satisfação dos usuários pode ser considerada baixa com o valor de 3,479, considerando os valores positivos da escala entre 3 e 5 pontos.
Os resultados demonstraram que a percepção dos usuários com os fatores Conteúdo, Formato e Tempestividade indicaram um nível moderado de satisfação. Quanto ao fator Precisão, indicou um nível de indiferença, ou seja, os usuários não estão nem satisfeitos e nem insatisfeitos. Quanto ao fator Facilidade de uso, os resultados indicaram insatisfação por parte dos usuários. Conclui-se com base na média geral dos dados de 3,479, que o nível de satisfação dos usuários quanto ao sistema SIGAA é baixo, indicando a necessidade de estratégias para mitigar as inconformidades e prover melhorias.
DOLL, W. J.; TORKZADEH, G. The Measurement of End-User Computing Satisfaction. In: MIS QUARTERLY. Vol. 12, 2 ed., p. 259-274. 1988. LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. 3 ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. BARROCA FILHO, I. Morais; AQUINO JÚNIOR, G. Soares. Development of mobile applications from existing Web-based enterprise systems. In: INTERNATIONAL JOURNAL OF WEB INFORMATION SYSTEMS, Vol. 11, 2 ed., p. 162-182, 2015. SUZART, J. A. da Silva. End-user satisfaction with the Integrated System of the Federal Government Financ