Resumo

Título do Artigo

“Você sabe o que é ser mulher no Banco da Pátria?”: Os desafios de gestão de conflitos no ambiente bancário

Palavras Chave

Mulher
Ambiente bancário
Maternidade

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Ricardo Vinicius Cornélio dos Santos e Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG - CEPEAD
2 - Carlos Gustavo Assis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG - Faculdade de Ciências Econômicas - FACE/UFMG
3 - Ana Flávia Rezende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE/ CEPEAD

Reumo

O presente caso para ensino busca abordar as implicações da gestão como ato de enfrentamento de preconceitos, situada entre a necessidade de decidir e as dificuldades e limites de representar ou falar em nome de uma equipe de trabalho. O caso abordado pode ser útil, também, para abordar questões como conflitos de geração nas organizações, dilemas éticos sobre o dever de agir dos gestores, e práticas de controle nas organizações.
Este caso para ensino pode ser útil ao abordar a vivência das mulheres no ambiente de trabalho, bem como relacionando-o às dificuldades de atuação gerencial em um contexto de discriminação. Pode ser relacionado com a temática do dilema ético de agir e representar alguém, e da conduta ética no contexto organizacional. Além disso, pode ser adotado como meio para se discutir as possibilidades da gestão da diversidade em função das minorias.
Os fatos reproduzidos neste caso de ensino foram baseados em uma história real. Entretanto, os nomes e locais foram adaptados para o caso de ensino. A discussão acerca das questões de gênero permeia todos os extratos da sociedade, e por consequência, também ocorrem dentro das organizações, fazendo-se assim importante o debate, a troca de experiências e conscientização.
O caso pode ser utilizado como material didático para disciplinas de cursos de graduação e de pós-graduação, sugere-se que este caso seja utilizado nas disciplinas de ética nas organizações, cultura organizacional, teoria organizacional e recursos humanos.
O presente caso recorre a conceitos da literatura referentes à questão da inserção da mulher no mercado de trabalho, a presença da mulher no setor bancário, e, uma discussão sobre a licença à maternidade. LIMA, L. O., et al. As mulheres e o setor bancário: relações de dominação em novos e velhos contextos. Revista Habitus - IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, v.8, n.1, p.112-124, Julho 2010. RAMA, F. L.; MARTINS, L. M. A inserção da mulher no Mercado de Trabalho:implicações no setor bancário. Gestão Premium, v. 03, p. 7-7, 2013.