Resumo

Título do Artigo

Reflexões Sobre o Consumo Colaborativo Entre Gerações: Uma análise bibliométrica
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Palavras Chave

Consumo Colaborativo
Economia Compartilhada
Gerações

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Carlos Eduardo Paro
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ
2 - Hermes Moretti Ribeiro da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Engenharia de Bauru - FEB/Unesp

Reumo

Entre os consumidores, a prática denominada de consumo colaborativo vem ganhando cada vez mais destaque, havendo também um aumento recente grande no número de publicações desta área. Tendo em vista que variáveis sociodemográficas influenciam diretamente nas atitudes, valores e comportamento de consumo dos indivíduos, o estudo investiga atual panorama dos estudos sobre consumo colaborativo e as gerações, identificando quais são as tendências de produção cientifica apontadas pelos pesquisadores, através de uma análise bibliométrica.
Qual o atual panorama dos estudos sobre consumo colaborativo e gerações e quais são as tendências de produção cientifica apontadas pelos pesquisadores? Analisar as publicações que abordam o consumo colaborativo por meio dos recortes por gerações.
A definição mais utilizada de consumo colaborativo vem de Belk (2014), sendo a coordenação, aquisição e distribuição de um recurso entre pessoas mediante uma taxa ou outra compensação. Segundo Parment (2013), estudos relacionados ao comportamento do consumidor se beneficiam com a utilização de recortes que utilizam variáveis sociodemográficas, como o recorte de idade por gerações, para assim poderem se aprofundar e entender os motivadores e aspectos culturais que diferenciam os determinados grupos de consumidores.
O trabalho consiste em duas etapas: a primeira é a pesquisa sistemática de dados, e a segunda é a análise qualitativa e quantitativa dos dados, sendo utilizada a técnica bibliométrica. As bases de dados utilizadas foram Science Direct, Scopus, Wiley Online Library, Web Of Science, Springer Link. Os termos de pesquisas utilizados foram “collaborative consumption” OR “sharing economy”. Para buscar artigos que relacionados à geração, foram utilizados “collaborative consumption” OR “sharing economy” AND “generational cohort”. Outros termos específicos também foram utilizados.
A partir de uma análise bibliométrica, identificou-se 1209 artigos sobre consumo colaborativo e economia compartilhada. Apenas 8 artigos utilizam de algum recorte por geração em sua análise, todos entre o período de 2017 a 2018. A partir das análises qualitativas e quantitativas dos artigos levantados constatou-se uma evolução nos métodos utilizados, sendo que atualmente os estudos são mais experimentais e explicativos.
Foram levantadas as sugestões de pesquisas futuras. Futuros trabalhos podem avançar em modelos teóricos que expliquem os motivos que levam os consumidores a consumir colaborativamente, mas tendo as diferentes gerações como uma variável moderadora dentro deste modelo teórico, evidenciando empiricamente se de fato as diferenças entre gerações influenciam na intenção de consumo colaborativo. Um dos destaques fica para estudos relacionados à Geração Z, sendo que futuramente a mesma será uma grande parte da base consumidora de consumo colaborativo.
BELK, R. You are what you can access: Sharing and collaborative consumption online. Journal Of Business Research, v. 67, n. 8, p.1595-1600, ago. 2014. KUMAR, V.; LAHIRI, A.; DOGAN, O. B. A strategic framework for a profitable business model in the sharing economy. Industrial Marketing Management, v. 69, p.147-160, fev. 2018. PARMENT, A. Generation Y vs. Baby Boomers: Shopping behavior, buyer involvement and implications for retailing. Journal Of Retailing And Consumer Services, v. 20, n. 2, p.189-199, mar. 2013