Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO DE COMPRA DE COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS: PROPOSTA DE UM MODELO TEÓRICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade
Cosméticos
Intenção de compra

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Beatriz dos Anjos Furtado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
2 - Danilo de Oliveira Sampaio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

Reumo

O uso de compostos e elementos químicos nocivos à saúde humana em produtos, como alimentos e cosméticos, trouxeram à tona a preocupação ambiental. O setor cosmético, o quarto maior do mercado brasileiro, tem respondido à demanda emergente de produtos economicamente, socialmente e ambientalmente responsáveis. Os cosméticos sustentáveis surgem com diferentes características, como ser orgânico e não utilizar derivados de petróleo, por exemplo. O que de fato levam os indivíduos a comprarem este tipo de produto é respondido por diferentes fatores na literatura.
A partir da revisão da literatura existente, a pesquisa deverá buscar respostas para a seguinte questão: Quais os fatores que influenciam a intenção de compra de produtos cosméticos sustentáveis? O objetivo deste trabalho é identificar estes fatores influenciadores na intenção de compra de cosméticos sustentáveis através da revisão da bibliografia, e realizar uma proposição teórica de um modelo sobre o tema.
O comportamento do consumidor pode ser guiado por crenças, valores, atitudes e intenções. Fatores ambientais, demográficos, estilo de vida e até mesmo redes sociais podem influenciar a intenção de um indivíduo. Os cosméticos sustentáveis são motivadores de um novo mercado, visto que trazem algumas especificidades inerentes ao viés ambiental e social em sua composição (TAMASHIRO et al., 2014).
Através de uma revisão da literatura em bases de dados online foram escolhidos artigos exatamente sobre o tema e artigos de áreas semelhantes, como produtos orgânicos e da técnica no e low poo, por ter características existentes na classificação de cosméticos sustentáveis. Dentre os fatores encontrados como importantes a influenciar a intenção de compra deste tipo de cosmético temos: atitude de consumo ambiental, o bem-estar, a saúde, os grupos de referência e valores percebidos. Estes fatores respondem às crenças identificadas por Ajzen (2018) na Teoria do Comportamento Planejado de 1985.
Este artigo através de uma revisão teórica identificou 5 fatores influenciadores da intenção de compra, que respondem às crenças comportamentais, normativas e de controle de Ajzen (2018), além dos fatores internos, sociais e externos de Liobinkiené e Bernatoniené (2017). O artigo uniu trabalhos que exploram fatores semelhantes, como através da escala ECCB de Roberts e supriu lacunas da literatura nacional com trabalhos estrangeiros do tema. Identifica-se a validação do modelo através de métodos empíricos como estudos futuros.
AJZEN, I. Selected Publications. Disponível em: Acesso em: 30 abr. 2018. GOLLO, S.; SILVA, A.; LOCATELLI, D.; RANGEL, A. C.. Comportamento do Consumidor no Processo de Compra e Consumo de Produtos Sustentáveis. Congresso Internacional de Administração. Ponta Grossa, 2015. LIOBIKIENÉ, G.; BERNATONIENÉ, J. Why determinantes of green purchase cannot be treated equally? The case of green cosmetics. Journal of Cleaner Production, 162, p. 109-120, 2017. TAMASHIRO, H. et al. Aspectos determinantes do consumo de produtos cosméticos verdes. RAI, 2014.