Resumo

Título do Artigo

RELATO INTEGRADO E DESEMPENHO FINANCEIRO DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Responsabilidade Social Corporativa
Relato Integrado
Desempenho Financeiro

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Helenice Souza Gonçalves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Ciências Contábeis
2 - Luiz Carlos Marques dos Anjos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
3 - Maurício Assuero Lima de Freitas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais

Reumo

A evidenciação de ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é uma maneira de obter a legitimidade organizacional e de conseguir a permissão para manter as atividades operacionais da empresa. Para conquistar a legitimidade as companhias precisam divulgar as suas ações para que a sociedade tome conhecimento delas e uma das formas de propagar estas informações é através de relatórios empresariais. Dentre estes relatórios está o Relato Integrado que propõe a criação de valor baseado em seis capitais: financeiro, manufaturado, natural, intelectual, humano, social e de relacionamento.
Pergunta: Qual a influência da divulgação do Relato Integrado sobre o desempenho financeiro das empresas listadas na B3? Objetivo: verificar se as empresas listadas na B3 que publicam o Relato Integrado têm um desempenho financeiro influenciado pelas ações de RSC.
Teoria da Legitimidade (DOWLING; PFEFFER, 1975; SUCHMAN, 1995; DEEGAN, 2002; MILNE; PATTEN, 2002) Responsabilidade Social Corporativa (CARROLL, 1991; SPRINKLE; MAINES, 2010)
A pesquisa analisou 132 empresas pertencentes ao mesmo setor das organizações que participaram do Projeto Piloto do Relato Integrado. Utilizou a análise de regressão de Dados em Painel com estimação pelos Mínimos Quadrados Ordinários. Para uma melhor robustez do estudo cada setor foi analisado individualmente.
Os resultados indicaram que não houve aumento do desempenho financeiro em razão da divulgação do Relato Integrado, em algumas situações registrou-se a redução do desempenho financeiro e em outras não foram identificadas relações entre essas duas variáveis.
Os resultados sugerem que as empresas não tiveram um acréscimo de seu desempenho financeiro em virtude de publicar o Relatório Integrado, contudo cabe ressaltar que tem pouco tempo que as empresas aderiram a tal documento. Isto pode ser explicado pelos custos iniciais para a adaptação da rotina empresarial para a elaboração do RI.
BAIRD, P. L.; GEYLANI, P. C.; ROBERTS, J. A. Corporate social and financial performance re-examined: industry effects in a linear mixed model analysis. Journal of Business Ethics, 2012. v. 109, n. 3, p. 367–388. CARROLL, A. B. The pyramid of corporate social responsibiiity: toward the moral management of organizational stakeholders. Business Horizons, 1991. v. 34, p. 39–48. DEEGAN, C. Introduction: the legitimising effect of social and environmental disclousures - a theoretical foundation. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 2002. v. 15, n. 3, p. 282–311.