Resumo

Título do Artigo

O EMPREENDEDORISMO SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL
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Palavras Chave

Capital Social
Negócios Sociais
Desenvolvimento Local Sustentável

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Kaique Dias Bento
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho - UACSA
2 - ana elisa Melo
CENTRO UNIVERSITÁRIO JOAQUIM NABUCO - UNINABUCO - RECIFE

Reumo

Na medida em que o debate e o pensamento sobre o desenvolvimento incorporavam contribuições socioambientais, ensaios com novas formas de atuar no enfrentamento dos problemas sociais foram inseridos pela sociedade civil, consolidando, dentre outros, o fenômeno do Empreendedorismo Social no Brasil. Ao analisar a essência do empreendedorismo social, fica claro que a ideia se sobrepõe à perspectiva dos empreendimentos tradicionais, os quais estão concentrados apenas na vertente econômica. Trata-se, portanto, de um rol de negócios criativos e inovadores que geram impacto social (YUNUS, 2010).
Um dos desafios no campo social, entre organizações do terceiro setor, é o reconhecimento da necessidade de utilização novas estratégias de gestão que substituam a lógica filantrópica, introduzindo uma lógica empreendedora, a qual almeja a inovação de estilo empresarial na solução de questões e causas sociais, gerando efetivamente emancipação social. Frente ao exposto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os impactos do empreendedorismo social, no que se refere ao fortalecimento do capital social, no Programa Bombando Cidadania – Bomba do Hemetério – Recife – PE.
Os empreendimentos sociais – atividades e processos desenvolvidos de forma inovadora com o propósito de gerar riqueza social – se apresentam como alternativa na promoção do desenvolvimento social (OLIVEIRA, 2004; ZAHRA, 2008). A ideia de capital social, por sua vez, remete à organização dos indivíduos em grupos, produzindo hábitos cooperativos e de confiança mútua, que conduzem a maiores índices de participação e confiança política (COLEMAN, 1988), gerando uma maior eficácia na produção coletiva de riquezas, propiciando, dentre outros, a criação de um ecossistema empreendedor (YUNUS, 2010).
A abordagem metodológica utilizada é caracterizada, quanto à sua natureza, como qualitativa. Com relação aos seus objetivos, a pesquisa é descritiva de caráter exploratório. Quanto aos procedimentos, preferiu-se utilizar um estudo de caso que retratasse as experiências do empreendedorismo social e de fortalecimento do capital social. Tal inclusão buscou apresentar a relevância de tais práticas, fomentando sua replicação em outras comunidades. Os dados foram obtidos através da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa etnográfica e do método de entrevista não-estruturada.
Os impactos do empreendedorismo social, no que se refere ao fortalecimento do capital social, foram vislumbrados através da presença dos seguintes fatores: Construção de redes; Construção de um sentimento de pertença a uma comunidade; Construção de confiança; reciprocidade e cooperação; Maior disponibilidade de recursos próprios e de terceiros por meio de contatos e interações sociais; Capacitação do setor de baixa renda; Melhoramento da autoestima; Associação de interesses individuais; e Ligação entre grupos sociais dispersos a administrações, empresas, novos mercados ou clientes locais.
O Bombando Cidadania desenvolveu ações com base na participação dos moradores da comunidade; nas parcerias firmadas com o poder público, e na articulação entre empresas e organizações não governamentais, as quais promoveram o fortalecimento do capital social, desenvolvimento humano e, não obstante, do empreendedorismo social. Ainda que a iniciativa tenha reverberado positivamente, nota-se que os moradores não possuem uma visão clara sobre o fato de que o empreendedorismo, por meio dos negócios sociais, pode propiciar lucro e manter o sustento das famílias.
COLEMAN, J. Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, v. 94, p. 95-120, 1988. OLIVEIRA, E. M. Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios – notas introdutórias. Rev. FAE, v. 7, n. 2, p. 9-18, 2004. YUNUS, M. Criando um negócio social: como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas sociais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. ZAHRA, S. A. et al. Globalização de oportunidades de empreendedorismo social. Strategic Entrepreneurship Journal, v. 2, n. 2, p. 117–131, 2008.