Resumo

Título do Artigo

A Influência da Capacidade Absortiva como Geradora de Inovação no Arranjo Produtivo Local de Móveis no Interior do Estado do Ceará
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade Absortiva
Inovação
Arranjo Produtivo Local

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - FRANCISCA JULIANA MIRANDA LINHARES
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO (FLF) - Sobral
3 - Sandra Martins Lohn Vargas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA - ESTÁCIO SANTA CATARINA (ESTÁCIO SANTA CATARI) - São José
4 - Tatiana Ghedine
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - CECIESA Gestão

Reumo

Na sociedade contemporânea, de uma forma geral, reconhece-se como amplamente aceito e discutido que os arranjos locais de produção são uma fonte de produtividade, além de serem socioeconomicamente importante para a região em que estão inseridos, pois propiciam o desenvolvimento de vantagens competitivas em relação às empresas isoladas. No Brasil, a análise de tais conceitos originou a ideia de Arranjo Produtivo Local (APL), atualmente utilizada por instituições públicas e privadas no país.
O conhecimento pode ser considerado como meio de transformação e aprimoramento latente que impulsiona a empresa não apenas em adquirir, mas também em adaptar suas competências próprias em prol da sistemática e contínua geração de inovação. Nesse sentido, considera-se relevante estudar a inovação por meio do estudo da capacidade absortiva dentro de um Arranjo Produtivo Local.
Torna-se pertinente a seguinte pergunta de pesquisa: Como a capacidade absortiva pode gerar inovação dentro de um Arranjo Produtivo Local de móveis? Para tanto este artigo tem como objetivo analisar como a capacidade absortiva pode gerar inovação dentro de um Arranjo Produtivo Local de móveis na cidade de Marco, no interior do Ceará.
Foi realizado um estudo de caso em cinco empresas situadas no Arranjo Produtivo Local de móveis no interior do Ceará, caracterizando um estudo qualitativo. A escolha por essas empresas deu-se por fazerem parte de um grupo consolidado no segmento moveleiro, que demonstra expressividade em termos de estrutura, influência econômica e volume de vendas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada com funcionários considerados estratégicos pelas empresas estudadas.
As empresas estudadas apresentam as dimensões da capacidade absortiva de aquisição, assimilação, transformação e aplicação, todavia, nem todas na mesma proporção. Sobre a inovação, as empresas estudadas consideram que possuem maneiras singulares de distribuir ou mesmo de comercializar seus produtos, por possuírem um centro de distribuição avançado, esforços em logística e parcerias com outras empresas para tal. Salienta-se que mesmo que existam lacunas na formação do Arranjo Produtivo Local do Marco, o associativismo que se instalou pode ser observado como principal meio do setor estudado.
A Região Nordeste tem peculiaridades próprias do local e isso faz parte da sua essência; a capacidade absortiva acontece por meio de mecanismos desenvolvidos pelas próprias empresas em níveis diferentes, o que traz inovação em algumas áreas, como produtos, processos ou serviços desenvolvidos. O Arranjo Produtivo Local do Marco torna-se referência numa região onde a capacidade produtiva e as competências se tornam diferencial para o pleno desenvolvimento da região.