Resumo

Título do Artigo

A CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA ASSIMETRIA INFORMACIONAL E DA TEORIA DA SINALIZAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Contabilidade
Informação
Sinalização

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Irã Inácio Ribeiro
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA) - Santa Inês
2 - Marusa Hitaly da Silva Cunha
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Feaac
3 - Marina Freire de Paiva Ramos Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

A informação está a cada dia mais valiosa entre os diversos mercados do mundo. Entretanto, a informação só pode ser compreendida em um sistema de comunicação quando a sua quantidade e qualidade permitem um claro entendimento. Caso contrário, dá-se início a assimetria informacional que pode ser decorrente de ruídos ou o desejo de maximizar a utilidade por um dos agentes. A contabilidade, através das demonstrações financeiras, pode sinalizar aos mercados restaurando o equilíbrio e o bem estar de todos os envolvidos e, assim, contribuindo para desenvolvimento da sociedade sem ganhos anormais.
Analisando-se na atualidade o contexto dos mercados e a velocidade com que os capitais circulam no mundo é possível verificar que a informação ganha valor em todos os mercados. Porém essa informação deve ser de fácil entendimento, disponível de forma espontânea e sem custos adicionais aos agentes envolvidos. Assim, objetiva-se destacar o papel da contabilidade na sociedade do século XXI como fonte sinalizadora para o mercado permitindo a manutenção do equilíbrio e a mitigação da assimetria informacional.
A assimetria informacional permeia os mais diversos mercados do mundo prejudicando o seu regular desenvolvimento e, em alguns casos extremos, até a existência do próprio mercado quando um dos agentes, de forma consciente, possui mais informações e as utiliza para aumentar seu bem estar de forma anormal. Para mitigar essa situação os agentes podem emitir sinais merecendo destaque a contabilidade, que deixou de ser a simples guardiã de livros, para, por meio das suas demonstrações financeiras, ser uma das fontes emissoras de sinais de grande importância para o século XXI.
Verifica-se que a contabilidade tem elevado valor na redução dos ruídos e das disfunções da comunicação, uma vez que o seu papel consolida-se como um importante meio de informação para usuários externos em suas notas explicativas e na padronização das informações segundo os IFRS. O complexo ambiente das finanças requer informações confiáveis, oportunas e de baixo custo aos tomadores de decisão e, nesse contexto, a contabilidade apresenta-se como fator fundamental para o desenvolvimento dos mercados.
A contabilidade deixou de ser um mero guardador de livros ou arquivo de fatos passados para se tornar uma fonte poderosa de auxílio à gestão. A riqueza de informações disponibilizadas permite uma redução das possíveis disfunções de um ambiente marcado por informações assimétricas. Entretanto, existe a necessidade de se padronizar as informações seguindo os padrões internacionais das IFRS, visto que os capitais circulam no mundo de uma forma nunca vista na sociedade aumentando a necessidade de uma sinalização eficiente de modo a permitir o desenvolvimento dos mercados.
Akerlof, G. A. (1970). The Market for “Lemons”: Quality Uncertainty and the Market Mechanism. The Quarterly Journal of Economics, 84(3), 488. Scottt, W. R. (2009). Financial accounting theory (5 ed). Toronto: Prentece Hall. Spence, M. (1973). Job Market Signaling. The Quarterly Journal of Economics, 87(3), 355–374.