1 - Sirlene Koprowski UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapeco
2 - Marcelo Nardi UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
3 - Denise Isabel Rizzi UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - CSE
4 - SADY MAZZIONI UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó SC
5 - GEOVANNE DIAS DE MOURA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração
Reumo
As conexões políticas se dão por meio de relações entre empresas e políticos, na busca de interesses próprios. No Brasil, além do elevado nível de corrupção, outros fatores como a deficiência do sistema legal em oferecer garantias aos investidores privados, estrutura política, relação clientelista, dentre outros, favorecem as conexões políticas. Ao mesmo tempo, nota-se um aumento na evidenciação de informações socioambientais pelas organizações que, no intuito de serem tidas como responsáveis frente à sociedade, utilizam-se da divulgação dessas informações, como instrumento de legitimação.
Percebe-se que os efeitos das conexões políticas em relação à evidenciação de informações socioambientais em empresas brasileiras ainda são pouco ou, quase, não investigados, resultando em uma interessante lacuna que proporcionou a questão de pesquisa deste estudo: qual a influência das conexões políticas na evidenciação de informações socioambientais em companhias abertas listadas na B3? Dessa forma, têm-se como objetivo analisar a influência das conexões políticas na evidenciação de informações socioambientais em companhias abertas listadas na B3.
Com a exigência por uma atuação corporativa baseada em prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social, a evidenciação de informações socioambientais tornou-se imprescindível com o passar dos anos (ELKINGTON, 2012). Em países com ambiente institucionais fracos e elevados níveis de corrupção, como no Brasil, as conexões políticas, podem atuar como mecanismos de proteção jurídica (CHEN et al., 2011). No entanto, percebe-se que tais vínculos políticos, ocorrem de forma clientelista (LAZZARINI, 2011), o que pode impactar em decisões empresariais sobre aspectos socioambientais.
Pesquisa descritiva, documental e com abordagem quantitativa, com amostra composta por 370 empresas listadas na B3. A coleta de dados para definição do nível de evidenciação de informações socioambientais se deu nos relatórios de sustentabilidade publicados, relativos ao ano de 2016. Considerou-se uma lista de verificação baseada no estudo de Aceituno, Ariza e Sanchez (2013). Quanto às conexões políticas, foi analisada a existência de participação acionária de político ou governo em companhias e as doações empresariais as campanhas eleitorais, ambas no ano de 2014.
Em média, 18% das empresas realizaram doações para campanhas eleitorais em 2014, 10% da amostra apresentava participação acionária do governo e o nível médio de divulgação de informações socioambientais ficou em 17,7%. Considerando a análise da regressão, as variáveis tamanho, participação na carteira ISE e atuação da empresa em segmento regulamentado, apresentaram coeficientes positivos e significativos sobre o nível de divulgação socioambiental. Entretanto, as conexões políticas não apresentaram influência estatisticamente significativa, sobre o nível de evidenciação informacional analisado.
Não se pode afirmar o real efeito das conexões políticas sobre o nível de divulgação socioambiental, mas há indícios de uma influência negativa. A explicação deve-se ao fato de que, o Brasil possui um ambiente institucional deficitário e, conforme os apontamentos de Zhang (2017), as conexões políticas não terão um efeito positivo sobre o repasse de informações ambientais, em empresas inseridas em ambientes legais fracos, sustentando a justificativa apresentada. Quanto ao tamanho, participação no ISE e atuação em setor regulado, os resultados podem ser explicados pela Teoria da Legitimidade.
ACEITUNO, J. V. F.; ARIZA, L. R.; SANCHEZ, I. M. G. Is integrated reporting determined by a country is legal system? An exploratory study. Journal of Cleaner Production, v. 44, n. 1, p. 45-55, 2013.
CHEN, C. J. P.; LI, Z.; SU, X.; SUN, Z. Rent-seeking incentives, corporate political connections, and the control structure of private firms: Chinese evidence. Journal of Corporate Finance, v. 17, p. 229-243, 2011.
ZHANG, C. Political connections and corporate environmental responsibility: Adopting or escaping?. Energy Economics, v. 68, p. 539-547, 2017.