Resumo

Título do Artigo

REFLEXÕES SOBRE PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO VIRTUAL NO APRENDIZADO DA ADMINISTRAÇÃO: criação de valor por meio do desenvolvimento de competência intercultural
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Internacionalização
Blended Learning
Competência Intercultural

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Cristine do C S B de Moraes
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - Faculdade de Tecnologia de Americana e de Piracicaba
2 - Osvaldo Succi Junior
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - Faculdade de Tecnologia de Americana
3 - Paul Gennaro Barretta
St. Bonaventure University - Saint Bonaventure NY
4 - Rosana Borges Zaccaria
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP) - Piracicaba
5 - Nadia Kassouf Pizzinatto
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP) - PPGA-Programa de Pós Graduação em Administração

Reumo

O contexto de aprendizagem no ensino superior tem como aspectos críticos além do papel do professor, a discussão do fenômeno da internet e da inserção das TDIC e seus impactos no cotidiano educacional, social e profissional. Essas novas tecnologias representam um novo espaço de desenvolvimento de habilidades comunicativas e interculturais, e podem revelar um instrumento educacional capaz de levar os alunos ao alcance de oportunidades de inclusão social e digital e desse modo favorecer a construção de seu conhecimento.
A questão norteadora desta pesquisa foi :Como pode ser desenvolvido um projeto de internacionalização virtual de modo a sustentar os principais desafios e aspectos na criação de valor ao aprendizado aplicado da Administração ? Neste âmbito, o objetivo geral deste trabalho consistiu em descrever a evolução de um projeto de internacionalização para o desenvolvimento de competências profissionais e interculturais de estudantes de ensino superior a partir de uma série de experiências de aprendizado colaborativo fundamentado no blended learning (ensino híbrido) e na mobilidade virtual.
As alterações ocorridas nos últimos anos no setor educacional refletem oscilações dinâmicas na condução e gestão dos serviços por meio do redesenho do espaço de aprendizagem, aprendizagem híbrida, internacionalização entre outras tendências (ADAMS BECKER et al., 2017). Autores como De Wit (,2013) e Lee (2013) têm demonstrado preocupação com os caminhos da internacionalização, no qual Knight (2004) destaca a necessidade da abordagem processual, Deardoff (2006) a importância do desenvolvimento da competência intercultural, e Bijens et al (2006) a democratização por meio da mobilidade virtual.
A metodologia da pesquisa consistiu do relato descritivo dos resultados de uma pesquisa-ação de múltiplos-casos. Este estudo iniciou-se a partir do primeiro semestre de 2014 até o segundo semestre de 2017 com o envolvimento de 3 Fatecs e 3 instituições internacionais de ensino: a SUNY Ulster , a SBU e a AUAS , envolvendo durante todo o período do relato deste artigo 5 docentes da área profissional e 2 professores da área de línguas da Fatec, 5 docentes das instituições internacionais parceiras e um total de 1.218 discentes.
A equipe de pesquisadores com base no projeto, coletou os dados resultantes das evoluções da experiência para a elaboração do diagnóstico, baseado na interação dos participantes como concepção metodológica (VERGARA, 2012). Escolheu a partir disso a orientação teórica adequada ao suporte da investigação, haja visto que esta seria a melhor forma de apreender a realidade, pensá-la na fluidez de seu processo de modo a metodologia utilizada consistir de um instrumento para compreender a prática, avaliá-la e questioná-la, e assim, definir ações e tomada de decisões de forma processual.
Com base nas etapas desenvolvidas e nas reflexões oriundas pelo desenvolvimento do projeto, foi elaborado um manual para auxiliar na implementação da prática para outras unidades e instituições, em que destaca-se como principal resultado a estruturação e delineamento das etapas e a evolução do projeto, bem como o descritivo dos principais desafios na implementação de uma prática educativa com tais características, entre os quais destacam-se a avaliação processual e o desenvolvimento da competência intercultural dos discentes.
ADAMS BECKER et al. NMC Horizon Report: 2017 Higher Education, 2017/ ALTBACH, P.; KNIGHT, J..The internalization of higher education: motivations and realities, 2007 / BIJNENS, H, et. al. European Cooperation in Education Through Virtual Mobility, 2006./ DEARDORFF, D. K. 2006. Identification and Assessment of Intercultural Competence as a Student Outcome of Internationalization, 2006/ DE WIT, H. Trends, Issues and Challenges in Internationalisation of Higher Education, 2001/ DE WIT, H.Repensando o conceito de internacionalização, 2013/ LEE, J. J. A falsa aura da internacionalização, 2013.