Resumo

Título do Artigo

A produção científica em born globals nos periódicos brasileiros
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Born global
Internacionalização
Empresas internacionais

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Thiago Alberto Viana de Sousa
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
2 - Thomaz Novais Rocha
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
4 - KLERTON MARTINS DE SOUSA ALMEIDA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
5 - IDALETE DEOLIDE FABIANI
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

Nos estudos de internacionalização, um dos modelos mais utilizados para explicar a inserção de empresas em mercados externos é o Modelo de Uppsala, desenvolvido por Johanson e Vahlne (1977). No entanto, as últimas décadas trouxeram mudanças substanciais na abertura econômica dos países, nas quais facilitaram a internacionalização de empresas, além de permitir o surgimento de empresas born globals (BG). O processo de internacionalização das BG é marcado por um engajamento rápido em mercados externos, quando as empresas podem operar em nichos ou mercados emergentes abertos a novas tecnologias.
Verdu e Bulgacov (2012) mostram que, a partir dos anos 2000, as pesquisas sobre negócios internacionais se intensificaram no Brasil, muito por conta da abertura do país para o mercado internacional na década de 90. Nesse contexto, é apresentada a seguinte questão de pesquisa: como se encontra o desenvolvimento da pesquisa em born globals nos periódicos brasileiros? A partir deste questionamento, o objetivo do artigo é investigar a produção científica em born globals nos periódicos brasileiros.
Até o início dos anos 90, os estudos de internacionalização das empresas focavam as teorias econômicas e comportamentais, destacando-se Dunning (1988) e o Modelo de Uppsala de Johanson e Vahlne (1977). As últimas décadas trouxeram mudanças na economia dos países e desenvolvimento tecnológico nos meios de comunicação e de transporte, facilitando a internacionalização das empresas, além de permitir o surgimento de empresas born globals, que já começam suas operações no exterior logo após o seu nascimento ou nos primeiros anos de operação (Dib, 2008; Knight & Cavusgil, 1996; Rennie, 1993).
Este estudo classifica-se como descritivo-quantitativo. Foram pesquisados os 88 periódicos da área de administração no Brasil com Qualis Capes entre A1 e B2, na área de avaliação de “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo”, de acordo com a plataforma Sucupira. A pesquisa foi realizada no mês de maio/18, nos portais das revistas, utilizando as seguintes palavras-chaves: “born global” OR “born-global” OR “born globals” OR “nascidas globais” OR “nascidas internacionais”. Os termos foram pesquisados no título, resumo ou palavras-chave das publicações, sem corte temporal.
No total, foram encontrados 19 artigos. Os resultados da pesquisa foram agrupados nas seguintes categorias: periódico, qualis das revistas, publicações por termo de busca, publicações por ano, número de autores por publicação, autores com mais publicações no tema, autores por instituição, artigos por abordagem metodológica, por tipo de pesquisa, por procedimento, as temáticas das publicações, as palavras-chave utilizadas nos artigos e publicações por idioma.
Foi identificada uma defasagem de 12 anos entre a publicação internacional e a no Brasil em BG. Dentro da temática abordada nos artigos nacionais, verificou-se uma predominância pelo processo de internacionalização das born globals e pela evolução do conceito de internacionalização. O tema é mais trabalhado nas instituições do sul e sudeste do Brasil, tendo em vista a maior ocorrência de publicações de instituições destas regiões
Dunning, J. H.(1988). The eclectic paradigm of international production: A restatement and some possible extensions. Journal of International Business Studies, 19(1), 1-31. Dzikowski, P.(2018). A bibliometric analysis of born global firms. Journal of Business Research, 85, 281-294. Johanson, J., & Vahlne, J. E.(1977). The internationalization process of the firm—a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, 8(1), 23-32. Verdu, F. C., & Bulgacov, S.(2012). A internacionalização de uma pequena empresa. REBRAE, 5(2), 179-190