Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM AMBIENTES REAIS DE APRENDIZAGEM E O HOTEL ESCOLA SENAC GROGOTÓ
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ambientes reais de aprendizagem
Gestão escolar
Ensino e prática

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Angelica da Silva Costa
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Belo Horizonte
2 - Sarah Roberta da Silva Costa
FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG) - Pedro Leopoldo
3 - Crystyane Ferreira Bernardino
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Contagem

Reumo

As transformações no mundo do trabalho exigem que o profissional chegue ao mercado de trabalho formado para o trabalho e para a vida, demonstrado competências múltiplas e conhecimento prático de sua atividade.Essa perspectiva se constitui em desafios para a gestão nas escolar nas instituições de ensino, superior ou profissionalizantes, que têm buscado desenvolver metodologias didáticas que alinhem teoria e prática em ambientes reais de aprendizagem, ou laboratórios de ensino. Uma dessas iniciativas bem-sucedidas na América Latina é o Hotel escola Grogotó, em Barbacena, Minas Gerais.
Objetivo é é investigar como a gestão escolar, por meio de políticas pedagógicas em ambientes reais de aprendizagem, isto é, laboratórios de ensino, equilibra o desafio entre formação profissional na prática e certificação de mão de obra com valorização de sabres. Problema: Quais os desafios da gestão de um Hotel Escola para que ele funcione como um laboratório de ensino (ambiente real de aprendizagem), alinhando teoria, prática, saber e ação, na formação de competências para o novo mundo do trabalho?
Dualidade entre ensino teórico, superior, e técnico, profissional , no Brasil. (GALINDO, 2013); (LOPES, 2002). A criação das escolas profissionalizantes como SENAC e SENAI (WINCKLER; SANTAGADA, 2011, p. 98). Desafio de alinhar teoria e prática na preparação do aluno para as situações reais de trabalho que esse futuro profissional encontrará no mercado de trabalho. (ROITMAN; RAMOS, 2010). A Gestão escolar moderna: Entre o formal e o material (BORGES; TAUCHEN, 2012); (LÜCK, 2017a). Saber como prática em laboratórios de ensino: Ambientes reais de aprendizagem (CUNHA, 2007, p. 39); (LÜCK, 2017b).
Pesquisa qualitativa, documental, bibliográfica e de campo. Com tripla finalidade: desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com um ambiente, fato ou fenômeno, para realização de uma pesquisa futura mais precisa, ou modificar e esclarecer conceitos. Como universo e amostra Tem-se a gestão escolar e seus desafios, os ambientes reais de aprendizagem e o modelo desenvolvido no Hotel Escola Senac Grogotó em Minas Gerais. O Tratamento de dados se deu por meio da análise de conteúdo.
O Hotel Grogotó é o primeiro hotel-escola da América Latina. O modelo educacional do Hotel escola está baseado em valorização de saber e prática nos ambientes reais de aprendizagem. A unidade que possui dupla finalidade de mercado sendo um empreendimento do ramo hoteleiro e uma escola de ensino superior e profissionalizante em que a prática no ensino não é simulada, mas, real. O desafio da gestão escolar é atender as expectativas de dois perfis de alunos distintos, o que já trabalha e busca certificação e o que busca o ensino superior . Além do desafio de vencer os limites da Administração.
Foi possível observar que quando a gestão escolar compreende de forma clara quais são seus objetivos, seu público e sua meta e consegue gerir de forma coesa os recursos disponíveis, sejam humanos ou materiais, o aprendizado prático contribui com a valorização e validação de sabres construindo ambientes dialéticos de aprendizagem. Também foi possível denotar que a formação ampla, que prepara para as constates mudanças no mundo do trabalho transcorrem de forma mais complexa, porém, eficiente no modelo de ambientes reais de aprendizagem, com sucesso, embora sem desafios.
CHANLAT, Jean-François. Quais carreiras e para qual sociedade?(I). Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 6, p. 67-75, 1995.CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Retratos da Escola, v. 5, n. 8, p. 27-41, 2012. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores–excertos. Rio Grande do Sul. LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Editora Vozes Limitada, 2017.ROITMAN, Isaac; RAMOS, Mozart Neves. A urgência