Resumo

Título do Artigo

Fatores que Influenciam o Comportamento de Compra de Produtos Orgânicos
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comportamento do consumidor
Comportamento de compra
Produtos orgânicos

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Thiago Henrique Martinez Blanco
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
2 - Ronaldo Perez Vieira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Programa de Pós Graduação Mestrando no Programa de Mestrado Profissional
3 - Marcio Nakayama Miura
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - PPGA - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Reumo

No Brasil, a área plantada com orgânicos chega a 750 mil hectares, sendo que o País ocupa a 12ª posição entre os principais produtores e a quinta posição entre os países emergentes, atrás de Uruguai e Argentina. O aumento da oferta do orgânico está maior, mas é preciso conhecer a diferença entre o convencional-industrializado e o orgânico, necessitando de maiores esclarecimentos quanto à identificação e seleção do produto, os alimentos orgânicos, antes alternativas periféricas, hoje se destinam a um nicho específico do mercado, sendo considerados tendência predominante.
Este estudo visa explorar e entender os fatores que influenciam o comportamento de compra de produtos orgânicos no Brasil pelos vegetarianos. Justificado pela a importância do comportamento de compra de itens orgânicos, frente à mudança de sua posição no mercado de alimentos.
Considera-se sistema orgânico de produção todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais. O produto orgânico é aquele em que se adotam tecnologias que otimizem o uso dos recursos naturais e socioeconômicos, respeitando a integridade cultural. Para que o avanço do consumo de orgânicos ocorra, é fundamental observar o comportamento do consumidor e se as atitudes de compra estão relacionadas com a interação entre o seu perfil e os atributos dos produtos.
Esta pesquisa delineia-se como descritiva exploratória, de natureza quantitativa, do tipo survey (Raupp & Beuren, 2009). Consiste na replicação e adaptação do estudo publicado por Singh e Verma (2017). Em razão da não normalidade dos dados, utilizou-se a análise de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com o método Partial Least Squares (PLS), o método permite que pressupostos e relações entre as variáveis sejam visualizados através de diagramas, permitindo analisar a relação entre múltiplas variáveis, concomitantemente, sendo elas latentes ou observadas (Hair Jr. et al., 2014).
H1 confirma os resultados de Liu (2007), onde a saúde influencia as atitudes dos consumidores. H2 apresenta relação fraca com a atitude de compra para amostra pesquisada neste estudo, igualmente às conclusões de Radman (2005). H3 foi confirmada, destacando que a intenção de compra do consumidor seria diferente se tiverem um nível de conhecimento variado. H4 e H5 não foram confirmadas neste estudo, contrariando os achados por Singh e Verma (2017). H6 e H7 foram confirmadas com relação forte. H8 foi confirmada, destacando-se que, assim como no estudo de Lockie, Lyons, Lawrence e Grice (2004).
Os resultados permitiram que o estudo de Singh e Verma (2017) fossem convalidados parcialmente, assumindo que houve influência da cultura e fatores sociodemográficos na comparação dos resultados entre os estudos. A contribuição do presente estudo é acrescentar o modo de como entender o comportamento do consumidor frente a produtos ecologicamente consciente e orgânicos. Algumas limitações desse estudo são a escassez de variáveis observadas por constructo, baixa quantidade de casos na composição da amostra e restrição do público-alvo a consumidores que se autodenominavam como vegetarianos.
Singh, A., & Verma, P. (2017). Factors influencing Indian consumers' actual buying behaviour towards organic food products Gotschi, E., Vogel, S., Lindenthal, T., Larcher, M. (2010). The role of knowledge, social norms, and attitudes toward organic products and shopping behaviour: survey results from high school students in Vienna. Voon, J. P., Ngui, K.S. & Agrawal, A. (2011). Determinants of willingness to purchase organic food: an exploratory study using structural equation modeling. Vermeir, I. & Verbeke, W. (2008). Sustainable food consumption among young adults in Belgium.