Resumo

Título do Artigo

CARREIRA E GESTÃO DE PESSOAS NAS BIG FOUR PELA VISÃO DOS AUDITORES EXTERNOS
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Palavras Chave

carreira
gestão de pessoas
big four

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - carla dos santos feijó
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - escola de adm
2 - Angela Beatriz Busato Scheffer
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
3 - JHONY PEREIRA MORAES
-
4 - Arthur Gehrke Martins Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração

Reumo

A idealização de uma carreira próspera em auditoria ou consultoria, em uma das quatro maiores empresas mundiais destes segmentos - conhecidas como Big Four, Deloitte, Ernest & Young, KPMG e PricewaterhouseCoopers - fascina muitos estudantes universitários. A inserção profissional e o início da carreira costumam ser um período marcado por escolhas carregadas de expectativas, bastante idealizadas. Considerando a importância do início das trajetórias de carreira em um contexto específico, buscou-se entender a trajetória destes estudantes em busca da realização profissional e pessoal.
A questão de pesquisa é: como auditores externos das Big Four percebem a sua carreira e qual a relação com a Gestão de Pessoas nessas organizações? O objetivo geral do presente estudo é compreender as escolhas trilhadas por jovens estudantes a partir da escolha por trabalhar em uma dessas grandes empresas de auditoria, em busca da realização profissional e pessoal.
A Gestão de Pessoas, enquanto área de conhecimento e setor nas organizações envolve o gerenciamento dos indivíduos, o trabalho que realizam e a cooperação entre os mesmos para o alcance dos objetivos empresariais (PURCELL, 2003; GIL, 2009). Atualmente a Gestão de Pessoas assume cada vez mais um relevante papel de organizar os quadros profissionais, planejando seus movimentos, o seu desenvolvimento, valorização e sua manutenção. Segundo Chanlat (1995), a ideia de que a empresa deve se preocupar com a gestão da carreira de seu pessoal é recente, tendo aparecido nos anos 80.
Este estudo é de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados desta pesquisa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 14 contadores que tiveram experiência em pelo menos uma das quatro maiores empresas mundiais de auditoria (Big Four), experiência mínima de 2 anos. Para a localização dos entrevistados foi utilizada a técnica de bola de neve, no qual o pesquisador solicitava aos respondentes se tinham indicações de pessoas que teriam enquadramento no perfil estipulado para a pesquisa e poderiam ser entrevistados.
O maior diferencial de se trabalhar em uma Big Four é o conhecimento adquirido através de treinamentos e trabalhos de campo nas empresas. A maioria dos entrevistados relatou que a remuneração nessas empresas é ruim, quando comparada com o mercado de trabalho. Nesse sentido, percebe-se que o momento de carreira, as perspectivas profissionais e os investimentos em formação se relacionam à percepção de justiça e compensação em relação à remuneração. Permanecer, e construir uma carreira em alguma das Big Four, não são tarefas fáceis, de acordo com a maioria dos entrevistados.
Retomando o objetivo deste estudo, que foi entender como auditores externos de Big Four percebem a sua carreira e qual a relação com a Gestão de Pessoas nessas organizações, no decorrer das análises ficou evidente que o trabalho em uma Big Four exige um conjunto de competências, técnicas e conceituais, não só para a formação da trajetória de carreira como também para a automanutenção do trabalhador nesse ambiente profissional. Fazer carreira em uma Big Four supõe conviver dia a dia com metas e desafios.
CHANLAT, Jean-François. Quais carreiras e para qual sociedade (I). RAE Revista de Administração de Empresas. São Paulo. v. 35, n. 6, p. 67-75, nov./dez. 1995. SCHEIN, E.H. (1996) Career anchors revisited: Implications for career development in the 21st Century. The Academy of Management Executive, 10(4) 80-88. SCHEIN, Edgar H. Career dynamics: matching individual and organizational needs. Addison-Wesley. Massachusetts. 1978.