Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DA INTERAÇÃO EXPORTAÇÃO-GRAU DE ATIVOS INTANGÍVEIS NO VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
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Palavras Chave

internacionalização
Intangíveis
Valuation

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Camila Assunção Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Flávia Barbosa de Brito Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - Kárem Cristina de Sousa Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

A diversificação do mercado por meio de exportações é uma forma de internacionalização que proporciona menos dependência do mercado interno, novos clientes, economias de escala e custos mais baixos (OKPARA, 2009), possibilitando um aumento na competitividade e no valor de mercado das organizações . No mesmo direcionamento que a estratégia de exportação, os ativos intangíveis possuem impactos sobre a economia vigente, uma vez que impulsionam a riqueza e o crescimento das empresas (LEV, 2001),
Todos os apontamentos explorados na introdução, quando tomados em conjunto, podem ser resumidos no seguinte problema de pesquisa que norteia este trabalho: Qual a relação da interação exportação-grau de ativos intangíveis no valor de mercado das empresas brasileiras listadas na B3? Diante deste contexto, o objetivo principal deste estudo é investigar se há relação entre ativos intangíveis aliado à exportação como estratégia de internacionalização no valor de mercado das empresas de capital aberto listadas na B3.
O mercado é um ambiente repleto de incertezas, mudanças cambiais e políticas, que faz as empresas busquem constantemente adequar os volumes de vendas de forma que se mantenham competitivas e tornem-se perenes. Neste cenário, muitas empresas buscam por meio da internacionalização um caminho para crescerem e manter-se no mercado (SOUZA; PASSOS; PORTUGAL, 2017). O crescimento da economia mostra que ativos físicos e financeiros estão perdendo espaço no quesito diferencial, e estão se tornando commodities em detrimento do crescimento da valorização e consolidação dos ativos intangíveis.
Para responder ao objetivo de pesquisa, foi aplicado a técnica regressão com dados em painel, foi formado uma base com todas as empresas ativas listadas na B3, com exceção das financeiras e os dados foram coletados no sistema Economatica e nos Formulários de Referência disponibilizados pela CVM. Foram realizados testes de outliers, VIF, Woodridge, Wald , Breusch-Pagan, Chow e Hausman para tratar os dados e utilizar o melhor modelo de regressão.
A partir dos resultados encontrados, as seguintes contribuições foram geradas: a) rejeita-se H1 pois não foi encontrado relação significativa entre a interação exportação-grau de intangibilidade com o valor de mercado; b) o grau de intangibilidade impacta positivamente o valor de mercado, ou seja, quanto maior o grau de ativos intangíveis, maior o valor de mercado das organizações; c) a variável exportação não possui relação com o valor de mercado das firmas; d) quanto maior o tamanho e o EBITDA, maior o valor de mercado; e) quanto maior a alavancagem, menor o valor de mercado.
Devido a crescente importância dos ativos intangíveis, uma vez que eles são únicos e de difícil compra ou imitação, compreender que estes recursos impactam diretamente no valor econômico das organizações pode, sobretudo, contribuir com as decisões dos gestores sobre os intangíveis, já que, conforme observado nestes resultados, existe uma forte ligação entre essas decisões de investimento em intangíveis e a maximização do valor das empresas. Já a exportação, por ser o meio mais comum de atuação internacional, necessita de mais estudos que abordem os impactos produzidos por essa estratégia.
KAYO, E. K. et al. Ativos intangíveis, ciclo de vida e criação de valor. Revista de Administração Contemporânea, v. 10, n. 3, p. 73-90, 2006. MEDRADO, F. et al. Relação entre o nível de Intangibilidade dos ativos e o valor de mercado das empresas. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 10, n. 28, p. 32-44, dec. 2016. PETRY, J. F. et al. Influência da internacionalização das empresas brasileiras na criação de valor. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 158-180, abr. 2014.