Resumo

Título do Artigo

METAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ENTRE 2000 E 2018
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Análise bibliométrica
Desenvolvimento Sustentável
Organização das Nações Unidas

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Luiz Neto Paiva e Silva Müller
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Departamento de engenharia de producao
2 - Eduardo Polloni Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - São Carlos
3 - Bruno Michel Roman Pais Seles
-
4 - Anderson Rodolfo de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - São Carlos
5 - Ariane Taisa de Lima
-

Reumo

O conceito de desenvolvimento sustentável se consolidou ao longo dos anos e passou a ser incorporado à políticas governamentais e à estratégias empresariais. Neste contexto, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou dois grupos de objetivos com o intuito de realizar a transição para um desenvolvimento sustentável, fomentando a publicação de trabalhos que abordam o tema.
Questão de pesquisa: quais são as características das pesquisas realizadas sobre os dois conjuntos de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável declarados pela ONU? O presente trabalho tem como objetivo analisar na literatura a dinâmica e a evolução dos temas “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” desde o ano 2000 – quando surgiram os primeiros objetivos declarados pela ONU – até 2018.
Líderes de todo o mundo se reuniram na sede da ONU em Nova York, em 2000, e adotaram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que visa uma parceria global para reduzir a pobreza extrema, em uma série de oito objetivos, com prazo de alcance até 2015. No entanto, um relatório emitido em 2015, apontou que o alcance dos oito objetivos propostos possa ter fracassado (Consequentemente, entre 25 e 27 de setembro de 2015, foram declarados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim substituindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos em 2000 (FUKUDA-PARR, 2016).
O número de publicações anuais cresceu de forma recorrente ano após ano, havendo aumentos percentuais consideráveis nos anos de 2015 (+11,7%), 2016 (+17%) e 2017 (+42,5%), em consideração aos anos anteriores. As áreas de “medicina” e “saúde pública, ambiental e ocupacional” possuem grande relevância no tema de estudo. Os EUA e a Inglaterra são os países com maior produção científica sobre o assunto. Entre 2015 e 2018, o tema ampliou o seu escopo com o aumento da quantidade de palavras-chaves (+26 palavras) e o surgimento de um novo grupo de discussão.
O estudo aponta um campo em crescimento. A linha de tendência linear sugere um aumento no número das citações ao longo dos próximos anos. Apesar das áreas de pesquisa de “medicina” e “saúde pública, ambiental e ocupacional” possuírem grande relevância no tema de estudo, percebe-se que o tema é amplo e abrange diversas áreas. Apesar dos EUA publicarem mais, a Inglaterra (segundo país que mais publica) participa de um grupo de colaboração mais forte e amplo que é composto por países como China, África do Sul e França.
ARIA, M.; CUCCURULLO, C. bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959–975, 2017. FUKUDA-PARR, Sakiko. From the Millennium Development Goals to the Sustainable Development Goals: shifts in purpose, concept, and politics of global goal setting for development. Gender & Development, v. 24, n. 1, p. 43-52, 2016. GUTIÉRREZ-SALCEDO, M. et al. Some bibliometric procedures for analyzing and evaluating research fields. Applied Intelligence, v. 48, n. 5, p. 1275–1287, 2018. UNITED NATIONS. The Millennium Development Goals Report. 2015.