Resumo

Título do Artigo

O ESTUDO DA MATERIALIDADE DA ESTRATÉGIA E A IMPLEMENTAÇÃO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Materialidade
Tecnologia/Indústria 4.0
Estratégia como prática

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Angélica Pott de Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Rolf Hermann Erdmann
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis

Reumo

As tecnologias têm se tornado onipresentes nas organizações. E essa presença produz impactos sociais, culturais, comportamentais e estruturais, além de integrarem às as práticas de trabalho, influenciando na forma com que se faz estratégia. Assim, a compreensão da natureza material das tecnologias e seus impactos na estratégia como prática mostram-se relevantes.
QP: Como ocorre a estratégia como prática no contexto tecnológico considerando a Indústria 4.0? Objetivo: O estudo busca compreender como ocorre a estratégia como prática no contexto tecnológico considerando a Indústria 4.0. A literatura acerca do tema tem evidenciado que as organizações são influenciadas pelas tecnologias, bem como os indivíduos. Orlikowski (2000) expõe que a análise se encaixa na perspectiva da estratégia como prática, direcionada a maior compreensão da materialidade, onde o estudo das tecnologias é relevante.
Devido ao caráter interdisciplinar do estudo, relacionam-se diferentes temas ao associar a estratégia como prática (WHITTINGTON, 2004, 2006; JARZABKOWSKI, 2004, 2005), contexto tecnológico e a Indústria 4.0 (DAUDT; WILLCOX, 2016). Mais especificamente, evidencia-se a dinâmica da materialidade da estratégia (SPEE; JARZABKOWSKI, 2011), dos frames tecnológicos (ORLIKOWSKI; GASH, 1994) e da implementação da tecnologia na prática (ORLIKOWSKI, 2000).
A Indústria 4.0 possivelmente intensificará a interação entre diferentes artefatos tecnológicos e usuários. Esse aumento da complexidade resultará na ampliação da relevância das características dos usuários diante da tecnologia na prática. As experiências, conhecimentos, significados, relações de poder, hábitos, normas, entre outros elementos, serão centrais para que a utilização da tecnologia na prática atinja os objetivos estratégicos. Essa perspectiva é oriunda da lente prática da estratégia devido ao foco no que as pessoas realmente fazem com as tecnologias em suas atividades.
Diante da sociomaterialidade das tecnologias, a ação humana é um aspecto central, tendo em vista que os indivíduos elegem a utilização de determinada tecnologia, bem como a forma de interação entre ambos, podendo empregá-la a partir de diversas configurações, previstas ou não. Assim, ao se levar em consideração a adoção de determinadas tecnologias, deve-se ter em vista os retornos da referida tecnologia, e as consequências dos usos desta. Devido as suas diferentes possibilidades de interpretação e de utilização, ou seja, a sua dinamicidade.
JARZABKOWSKI, P. Strategy as practice: an activity-based approach. London: Sage, 2005. ORLIKOWSKI, W. J. Using technology and constituting structures. Organization Science, 11, pp. 404–428, 2000. SPEE, A.; JARZABKOWSKI, P. Strategic planning as communicative process. Organization Studies, v. 32, p. 1217–1245, 2011. WHITTINGTON, R. Estratégia após o modernismo: recuperando a prática. RAE-revista de administração de empresas, v. 44, n. 4, 2004.