Resumo

Título do Artigo

FRAMEWORK DE ENVIRONMENTAL MANAGEMENT ACCOUNTING (EMA) E INOVAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Environmental management accounting
Innovation
Environmental performance

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Luana Caroline da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - FABRICIA SILVA DA ROSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - ccn

Reumo

As questões ambientais têm motivado o crescente interesse das organizações e da comunidade acadêmica sobre a área da contabilidade ambiental, levando a maior preocupação com os aspectos relacionados a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente. Para atingir este objetivo é necessário a implantação da gestão ambiental, que oportunize o controle do impacto das atividades produtivas sobre o meio ambiente. A contabilidade ambiental é considerada uma importante ferramenta para este processo, a qual integra a Environmental Management Accounting – EMA, foco deste estudo.
Qual a definição de Environmental management accounting – EMA? Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar a definição de Environmental management accounting - EMA na concepção de pesquisas mais recentes sobre o tema. Adicionalmente, pretende-se construir um framework sobre Contabilidade de gestão ambiental (Environmental management accounting – EMA) e inovação ambiental.
A utilização de sistemas de contabilidade de gestão ambiental e à adoção de práticas de contabilidade de gestão ambiental por parte das empresas leva a diversos benefícios (Ferreira, Moulang, & Hendro, 2010). O desenvolvimento de sistemas específicos de gestão ambiental tem auxiliado os gestores de diversas formas na melhoria dos processos de gestão ambiental (Schaltegger & Burritt, 2000; Burritt, 2004; de Beer & Friend, 2006; Ferreira et al, 2010). A contabilidade de gestão ambiental é um excelente exemplo de uma inovação recente na contabilidade gerencial que representa esse desenvolvimento.
Pode-se definir a Contabilidade de gestão ambiental (Environmental management accounting – EMA) como um sistema que gera, analisa e usa informações físicas e monetárias relacionadas ao meio ambiente para a tomada de decisões gerenciais, auxiliando as organizações com a identificação de benefícios ambientais e econômicos das atividades corporativas, com o objetivo de obter vantagem competitiva. Há uma associação positiva entre o uso de sistemas de contabilidade de gestão ambiental e inovação ambiental e, consequentemente, melhora a posição competitiva das organizações.
Chegou-se no conceito da Contabilidade de gestão ambiental (Environmental management accounting - EMA) como um sistema que gera, analisa e usa informações físicas e monetárias relacionadas ao meio ambiente para a tomada de decisões gerenciais, auxiliando as organizações com a identificação de benefícios ambientais e econômicos das atividades corporativas, com o objetivo de obter vantagem competitiva. A EMA é referida ainda como um tipo de inovação da contabilidade gerencial. O uso da EMA está associado à inovação de produtos e processos e melhora a posição competitiva das organizações.
Burritt, R. L. (2004). Environmental management accounting: roadblocks on the way to the green anpleasant land. Business Strategy and the Environmental, USA, 13(1), 13-32. Christ, K. L., & Burritt, R. L. (2013). Environmental management accounting: the significance of contingent variables for adoption. Journal of Cleaner Production, 41, 163-173. Ferreira, A., Moulang, C., & Hendro, B. (2010). Environmental management accounting and innovation: an exploratory analysis. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 23(7), 920-948.