Resumo

Título do Artigo

E AGORA DOUTOR? O HOSPITAL FOI PARA A UTI

Palavras Chave

Controladoria
Administração hospitalar
Entidades sem fins lucrativos

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Edenilson Adão da Roza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz
2 - Sidnei Vieira Marinho
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

Este caso de ensino apresenta a trajetória real do Hospital Mater e o dilema vivido pelos sócios em transformar (ou não) o Hospital, naquele momento com fins lucrativos, numa entidade filantrópica. Por meio das reflexões do personagem principal, são elencados as dificuldades e o período de grave crise que vive o Hospital. A Entidade contrata um consultor de controladoria para conduzir a organização e providenciar a estruturação de ferramentas que possam auxiliar a administração na gestão dos escassos recursos financeiros visando um suporte para tomadas de decisões.
Os objetivos desse caso de ensino é levar o aluno a participar e discutir a situação em que se encontra o Hospital e a participação da controladoria no processo de gestão. Aliado a isso, os alunos devem refletir sobre as ferramentas de controladoria implantadas, avaliar a pertinência de sua utilização e sugerir outras que possam ajudar no processo. Os alunos poderão avaliar a situação sob diversos aspectos ligados à controladoria, considerando as características da administração Hospitalar, num contexto de entidades filantrópicas e privadas.
A coleta de dados foi executada por meio de entrevistas semiestruturadas com um dos sócios, no caso chamado de Carlos, que concordou em relatar a situação ocorrida, desde que preservada a identidade tanto dele quanto do Hospital em questão, que teve o nome alterado para Hospital Mater. A localização também foi descaracterizada visando manter preservada a identificação do local onde os fatos ocorrem. Entrevistas com alguns funcionários também foram feitas, embora somente uma delas foi citada. Documentos da entidade (inclusive confidenciais) também foram analisados com a concordância do sócio.
O caso é recomendado para a disciplina de controladoria tanto na graduação quanto na pós-graduação. Convém aplicar em turmas do último período de graduação em ciências contábeis, preferencialmente no último semestre pois nesse estágio os alunos terão condições de entender e discutir sobre qual a missão da controladoria nas organizações e, também, terão conhecimentos de contabilidade aplicada ao terceiro setor para avaliar a opção descrita no caso. Numa pós-graduação (especialização), poderá acrescentar a discussão em torno do terceiro setor como forma de incrementar as discussões com alunos.
CAMACHO, R. R.; ROCHA, W. Custeio-alvo em serviços Hospitalares um estudo sob o enfoque da gestão estratégica de custos. Contabilidade & Finanças - USP, São Paulo, v. 19, n. 47, p. 19 - 30, mai./ago. 2008. CHING, H. Y. Manual de custos de instituições de saúde: sistemas tradicionais de custos e sistema de custeio baseado em atividades (ABC). 2 ed. São Paulo: Atlas, 2010. GOMES, C. V.; SOUZA, P.; LUNKES, R. J. O perfil do profissional da controladoria solicitado por empresas brasileiras. Revista Globalização, Competividade Governabilidade. Georgetown University, v. 8, n. 1, p. 34-50, Abr/2014.