Resumo

Título do Artigo

UMA PROPOSTA DE MÉTODO PREDITIVO PARA PRODUÇÃO ANUAL DE PETRÓLEO NO MERCADO BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Petróleo
Produção de Petróleo
Mercado de Óleo & Gás

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Harada Franco Hamilton
Fundação Instituto de Administração - FIA - Butanta
2 - Cesar Akira Yokomizo
-
3 - Angela Cristiane Santos Povoa
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba

Reumo

Estabelecimento de um modelo preditivo para estimativa da produção anual de petróleo no mercado brasileiro com base em índices macroeconômicos e índices sociais de relevância, além de dados de produção, faturamento e custos de setores importantes da economia brasileira. Baseado em uma série histórica de razoável tamanho para gerar consistência na análise e tratamento dos dados, foi realizada uma regressão linear múltipla dos dados testando cada variável independente de forma isolada com a variável dependente, o petróleo, e mais duas outras simulações no método de regressão forward e backward.
O mercado de Óleo & Gás (O&G), mercado de grande relevância na economia mundial, abrange serviços, insumos e equipamentos onshore e offshore, construção civil e naval, áreas de pesquisa e desenvolvimento e diversas outras atividades necessárias para o progresso do setor no que se refere desde a exploração e refino do petróleo até a comercialização de seus subprodutos. No Brasil, este mercado orbita em torno da PETROBRAS, empresa de relevante importância nacional e internacional, que gera milhares de empregos diretos e indiretos, movimentando vultosas quantias em investimentos.
Por meio do método estabelecido, poderá se verificar a necessidade de investimentos em refinarias, navios-plataforma, plataformas de exploração e todo o suporte necessário para estas atividades macro, desde fabricantes de microcomponentes eletrônicos até estaleiros de grande porte para atendimento a toda a cadeia de O&G, além das áreas de engenharia, construção e montagem e pesquisa e desenvolvimento. Pode-se também mencionar áreas indiretas, como setores de serviços como rede hoteleira, imobiliária e alimentícia, transportes (terrestres, marítimos e aéreos) e de segurança e limpeza.
O método preditivo através da regressão linear múltipla, dadas as informações de entrada, fazendo as considerações necessárias e o tratamento adequado dos dados, devolverá valores futuros previstos pelo modelo obtido, que serão aproximações da produção anual de petróleo no mercado brasileiro, que permitirão aumentar a acuracidade na tomada de decisões e a velocidade na identificação da melhor solução.
Os resultados obtidos foram estatisticamente satisfatórios para as três simulações realizadas, sendo que para a simulação individual, sete das quinze variáveis escolhidas resultaram em uma aderência acima de 70%, seis delas oscilaram entre 16% e 69% e somente duas não apresentaram correlação nenhuma com o output. Para as regressões forward e backward, ambas resultaram em mais de 90% de aderência, sendo que as variáveis mais importantes foram faturamento líquido do setor automobilístico, produção de pneus, população brasileira, consumo energético de eletricidade e produção da indústria naval.
Visando prever como o mercado de Óleo & Gás poderá se comportar em um determinado período, a previsão da produção de petróleo no Brasil pode ser um indicativo da necessidade de investimentos em produtos e serviços que orbitam em torno desse mercado ou até processos de desinvestimentos em futuras épocas de crise, auxiliando o investidor e/ou o empreendedor nas tomadas de decisões. Através deste método preditivo, pretende-se auxiliar nas previsões necessárias para os diversos mercados relacionados a área de petróleo, mas principalmente ao mercado de Óleo & Gás.