Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS DE MARKETING
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Palavras Chave

Práticas Contemporâneas de Marketing
Produção Científica
Análise Bibliométrica

Área

Marketing e Gestão

Tema

Estratégias, Operações e Marketing Internacional

Autores

Nome
1 - Lenoir Hoeckesfeld
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Florianópolis / SC
2 - ALÉSSIO BESSA SARQUIS
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Grande Florianópolis
3 - JACIR FAVRETTO
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Na teoria de marketing, há corrente sobre Práticas Contemporâneas de Marketing (PCM). Os estudos começaram em 1996, na Escola de Administração da Universidade de Auckland, Nova Zelândia. O conceito de PCM transcende ao composto de marketing tradicional e compreende práticas de relacionamento com clientes, marketing em rede, inovação em marketing, marketing de experiências, marketing digital e marketing centrado no ser humano. Estudos seminais, como Brodie e Coviello (1996), analisaram as PCM em setores de serviços.
Questão de pesquisa: quais as características da produção científica internacional sobre práticas contemporâneas de marketing até 2016? Objetivo geral: analisar as características da produção científica internacional sobre práticas contemporâneas de marketing até 2016. Objetivos específicos: identificar artigos, autores, palavras-chave, periódicos, universidades e países que mais pesquisaram sobre o tema; verificar aspectos metodológicos utilizados nos estudos; propor uma agenda de pesquisa sobre o tema.
A revisão teórica aborda fundamentos de Práticas Contemporâneas de Marketing (PCM). Contém breve histórico dos estudos, conceitos fundamentais e resultados de estudos. Na perspectiva relacional, estudos analisam o relacionamento com clientes e outras organizações, e incluem as dimensões marketing de banco de dados, marketing digital, marketing interativo e marketing de rede (BRODIE; COVIELLO; WINKLHOFER, 2008; COVIELLO; MILLEY; MARCOLIN, 2001). As PCM variam conforme o nível de interação da empresa, seja contato distante, impessoal até relação de proximidade, contínua e individualizada
Estudo teórico, bibliográfico, abordagem quali-quanti, caráter exploratório-descritivo, via levantamento documental. Descritores de busca: “contemporary marketing practices” e “contemporary strategies marketing”. Bases de dados consultadas: EBSCO, SCOPUS, Spell e Google Acadêmico. Dados analisados via análise de conteúdo e técnicas de estatística descritiva. Categorias de dados analisadas: título, autor, ano publicação, relevância, periódico, universidade, abordagem pesquisa, tipo de pesquisa, estratégia de pesquisa, método de coleta e método de análise.
Resultados contém portfólio bibliográfico de 42 artigos científicos. Artigo com mais citações é How firms relate to their markets: an empirical examination of contemporary marketing practices de Coviello, Brodie, Danaher e Johnston (2002). Autores de destaque são Brady, Brodie, Palmer e Coviello. País com mais estudos é Nova Zelândia. Universidade com mais publicações é University of Auckland. Principal periódico é Journal of Business & Industrial Marketing. Cerca de 55% dos estudos são qualitativos, 31% quantitativos e 14% de abordagem de pesquisa mista.
Estudos sobre PCM foram realizadas em 25 países. Contribuíram para ampliar o conhecimento sobre o tema. Indicam que as empresas se relacionam com clientes e mercados utilizando práticas tradicionais de marketing e práticas contemporâneas. Há estudos que analisam os antecedentes e as consequências de PCM. O presente estudo apresenta as características da produção científica internacional sobre PCM nos últimos 20 anos e propõe agenda de pesquisa para pesquisadores e profissionais de marketing interessados no tema.
BRODIE, R. J.; COVIELLO, N. E.; WINKLHOFER, H. Contemporary Marketing Practices research program: a review of the first decade. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 23, n. 2, p. 84-94, 2008. COVIELLO, N. E.; BRODIE, R. J.; MUNRO, H. J. Understanding contemporary marketing: development of a classification scheme. Journal of Marketing Management, v. 13, n. 6, p. 501-522, 1997. MCCOLL-KENNEDY, J. R.; SWEENEY, J. C.; SOUTAR, G. N.; AMONINI, C. Professional service firms are relationship marketers: but does size matter? Australasian Marketing Journal, v. 16, n. 1, p. 30-47, 2008.