Resumo

Título do Artigo

DISCUSSÃO E PRÁTICA DO CASO PARA ENSINO: uma autoetnografia
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Palavras Chave

Caso para ensino
Autoetnografia
Metodologia

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Antonio Messias Valdevino
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I
2 - Halana Adelino Brandão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
3 - Edivan Alexandre Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte

Reumo

A produção de trabalhos acadêmicos é complexa, com regras específicas de escrita, rigor cientifico/metodológico e padronização que varia de acordo com a tipologia do estudo. Isso se reflete nas diversas formas que textos acadêmicos devem ser apresentados, dentre eles casos para ensino, objeto foco deste trabalho que vem crescendo o número de produção no Brasil, com espaço em eventos e periódicos.
O problema de pesquisa deste trabalho consiste no seguinte questionamento: como decorre o processo de elaboração de casos para ensino? O objetivo, então, é responder a tal questionamento, e para que isso ocorra, busca-se fazer uma discussão de todo o ciclo em que um pesquisador, autor de casos para ensino está envolvido, desde apontamentos iniciais sobre como conhecer o método, preparar-se, escrever até avaliar.
A fundamentação teórica está dividida em duas partes: a primeira busca fazer um resgate conceitual do que se trata o caso para ensino bem como apontar caminhos onde a tipologia do trabalho é aceita para publicação e seu uso como ferramenta pedagógica (HAWES, 2004; GREENHALGH, 2007; KRUEL; SANTOS, 2008). A segunda consiste em descrever um passo a passo para a elaboração de um caso para ensino, baseando-se nos apontamentos trazidos por Roesch e Fernandes (2007) e outros autores.
A realização da pesquisa se dá através de uma abordagem qualitativa e interpretativista. O método adotado é o da autoetnografia, modalidade da etnografia que consiste no conhecimento do pesquisador em determinada cultura de forma participativa, com um grupo de pesquisadores/autores de casos para ensino, num período compreendido entre os anos de 2014 e 2016.
A análise dos resultados, feita a partir do diário de campo e entrevistas, consistiu em relacionar os achados em campo com a fundamentação teórica apresentada no tocante à elaboração de casos. A seção ficou dividida em cinco subseções que abordam, respectivamente, fragmentos comentados do diário de campo, e o processo de elaboração de um caso para ensino, dividido, pelos autores, em quatro etapas: conhecendo, preparando, escrevendo e avaliando.
Ressalta-se que o propósito do estudo não é apontar um caminho preciso, que a realidade encontrada se repetirá, decisivamente. Apesar dos achados deste artigo terem encontrado pontos que se diferem do que foi exposto na literatura base, não enfraquece os passos apontados por Roesch e Fernandes (2007), e a realidade denotada por eles não seja passível de ser revivida. A contribuição deste trabalho reside na possibilidade de reflexão por parte do leitor, possível autor de casos, que a partir das experiências aqui descritas possam definir suas estratégias à condução de uma pesquisa deste tipo.
FERREIRA, M. A. S. V. P. A pesquisa e a estruturação do artigo acadêmico em administração. RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 12, n. 2, p. 01-11, 2013. ROESCH, S. M. A; FERNANDES, F. Como escrever casos para o ensino de administração. São Paulo: Atlas, 2007. GREENHALGH, A. Case method teaching as science and art: a metaphoric approach and curricular application. Journal of Management Education, v. 31, n. 2, p. 181-194, 2007. MARCONI, M. de A.; PRESOTTO, Z. M. N. Antropologia: Uma introdução. São Paulo: Atlas, 2010.