Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: a percepção dos gestores de micro e pequenas empresas
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Palavras Chave

Inovação tecnológica
Micro e Pequenas empresas
Universidades públicas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - HÉLIO TRINDADE DE MATOS
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA/DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO
2 - Heidy R. Ramos
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade (MPA-GeAS)
3 - Claudia Terezinha Kniess
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Reumo

O estudo posiciona as universidades públicas, em especial, as universidades federais, como os entes responsáveis pela criação das condições para que ocorra a aproximação e a interação com o segmento produtivo, possibilitando o atendimento das demandas por inovação tecnológica das MPEs (Melo, 2002). Nesse contexto, de acordo com Closs e Ferreira (2012), cresce a importância de compreensão do processo de transferência de tecnologias, que se caracteriza pela passagem de conhecimentos criados pelas universidades a uma empresa, permitindo-lhe inovar e ampliar sua capacidade tecnológica
Considerando a importância das MPEs para as economias nacionais, torna-se essencial que as universidades públicas estabeleçam mecanismos que favoreçam à sua participação no processo de desenvolvimento da inovação tecnológica nessas empresas. Assim, este estudo buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: as universidades públicas contribuem com o desenvolvimento da inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas? O objetivo desse estudo é analisar na percepção dos gestores de MPEs a contribuição das universidades públicas para o desenvolvimento da inovação tecnológica nessas empresas
A importância das MPEs é defendida por diversos autores, por representarem a maioria das empresas em vários países (Acs & Preston, 1997; Collins, Lawrence, Pavlovich, & Ryan, 2007; Hillary, 2004). Inovação tecnológica é a introdução de produtos, serviços ou processos produtivos tecnologicamente novos e melhorias significativas em produtos e processos existentes (OCDE,1997). A universidade deve identificar demandas por inovação das empresas, e fazer com que a relação U-E corresponda a uma estratégia de aumento da competitividade das MPEs (Berni et al., 2015; M. F. Pereira et al., 2009).
Qualitativa exploratória (Creswell, 2010, & Hair, 2005). A unidade de estudo foi a contribuição das universidades públicas para o desenvolvimento da inovação tecnológica nas MPEs e a unidade de análise a percepção dos gestores de MPEs quanto à contribuição das universidades. Foi utilizada uma amostra de 19 gestores, selecionados por manterem alguma interação com a universidade escolhida, a UFMA. Foi adotada uma escala do tipo Likert de 5 pontos para obtenção dos dados. A análise usou o Ranking Médio da pontuação atribuída às respostas, relacionando a frequência das respostas dos gestores MPEs
A Tabela 1, Percepção dos gestores de MPEs acerca da contribuição das universidades para o desenvolvimento da inovação tecnológica, favorece analises como: os itens 1 (3,84), 15 (4,16) e 13 (3,11) permitem a afirmação de que os participantes em sua maioria consideram importante que suas empresas tenham algum tipo de interação com a universidade para o desenvolvimento da inovação. Principalmente, ao se verificar que 78,95% destes consideram suas empresas inovadoras, e acreditam que as necessidades de manutenção de sua permanência no mercado podem ser supridas a partir da cooperação U-E.
As universidades devem contribuir para o desenvolvimento da inovação tecnológica na MPEs, contribuindo para um ambiente de negócios mais favorável às empresas. Principalmente, porque essas empresas não possuem condições de desenvolvimento de suas ideias e condições próprias para a melhoria de seus produtos. Os argumentos da tríplice hélice e da interação U-E, evidenciaram a necessidade de arranjos interinstitucionais para que este ambiente se realize. Pondera-se que, ao interagir com as MPEs, as universidades públicas considerem sua contribuição ao desenvolvimento socioeconômico de sua região.
Barney, J. (1991). Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management. Berni, J. C. A., Gomes, C. M., Perlin, A. P., Kneipp, J. M., & Frizzo, K. (2015). Interação universidade-empresa para a inovação e a transferência de tecnologia. Revista Gestão Universitária na América Latina. Etzkowitz, H., & Leydesdorff, L. (2000). The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Research policy. Plonski, G. A. (1992). Prefácio a la cooperación empresa-universidad en Iberoamerica. PLONSKI, G.