Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO COM USUÁRIOS FINAIS COMO MODO ALTERNATIVO DE UPGRADING DE FORNECEDORES EM CADEIAS GLOBAIS DIGITAIS: Uma análise quantitativa na indústria de jogos digitais.
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Palavras Chave

inovação com usuário final
cadeias globais de valor
Upgrading e Governança

Área

Operações

Tema

Estratégia de Operações e Desenvolvimento de Produtos e Processos

Autores

Nome
1 - Evodio Kaltenecker
Escola Politecnica da USP - Programa de pós graduação em Engenharia de Produção
2 - Yuri Resende Fonseca
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (IME) - Departamento Ciencia dos Materiais

Reumo

A contribuição desse artigo está na identificação do modo como os condicionantes da inovação entre os fornecedores em uma cadeia de valor e seus usuários finais se torna um fator-chave para o upgrading em cadeia digitais globais. Esse artigo sugere que esforços de inovação entre uma empresa fornecedora em cadeias digitais e seus usuários finais fornecem meios alternativos, ou não-tradicionais, para diferentes tipos de upgrading. Os referenciais teóricos das Cadeias Globais de Valor (GVC) e inovação com usuários finais são utilizados para estabelecerem as estruturas analíticas para o estudo.
Dado que a literatura GVC não enfatiza a possibilidade de upgrading de um fornecedor sem a interferência do líder da cadeia e a literatura sobre inovação com o usuário final suporta a existência de alguns tipos de upgrading, esse trabalho objetiva identificar como os condicionantes para inovação com os usuários finais e impactam o ugrading de fornecedores em cadeias digitas. Explicitando o problema de pesquisa, tem-se: Qual o impacto dos condicionantes de inovação com o usuário final nos tipos de upgrading de um fornecedor em uma cadeia global digital.
A literatura sobre GVC suporta o entedimento da dinâmica das indústrias globais e explora como as diferentes empresas se relacionam para entregar bens e serviços ao usuário final. Ao centrar na relação entre o líder da cadeia e seus fornecedores, com foco no papel do líder, a literatura sobre GVC não enfatiza a possibilidade de que os fornecedores busquem oportunidades de melhoria sem interferência do líder da cadeia - e possivelmente fora do interesse do mesmo. Esse trabalho abordará os condicionantes de inovação com usuário finais que são necessários para upgrading de um fornecedor em GVC.
O método quantitativo foi utilizado porque possui a vantagem da confiabilidade (independentes do sujeito que investiga) e pela natureza descritiva do estudo que, mediante uma survey, buscou estudar o comportamento de determinada população por meio de uma amostra considerável. (MALHOTRA, 2001; HAIR JR. et al., 2009). A escolha pela indústria de jogos digitais (IJD) como objeto de análise ocorreu por que as indústrias digitais são ambientes em rápida mutação, ou seja, fast clockspeed industries (FINE, 1996) e permitir a criação de derivativos de produtos a partir dos usuários.
A análise da pesquisa foi realizada em três etapas. A primeira foi uma correlação de Pearson entre os condicionantes da inovação com os usuários finais e os tipos de cadeia. Na segunda, foram ajustados modelos lineares logísticos utilizando como variáveis exógenas os condicionantes de inovação. Na terceira foi ajustado um modelo de Random Forest, onde é possível captar relações não lineares entre as variáveis. O ajuste se baseia na ideia de boostrap das observações e bagging, onde diversas árvores são ajustadas e a previsão final é dado pelo voto majoritário.
Verificou-se que a influência dos condicionantes e tipo de cadeia se relacionam de uma forma não linear com o tipo de upgrading observado. O upgrading de Produto parece independer do tipo de cadeia e condicionantes de inovação com usuário final. Para o upgrading de Processo, pertencer às cadeias Mercado e Relacional são os fatores críticos. Para o upgrading Funcional e de Cadeia, os condicionantes Motivação e Oportunidade são fundamentais. Para o upgrading de Cadeia, o tipo de cadeia Cativa é o mais relevante, e para o upgrading Funcional o tipo de cadeia de Mercado é a mais relevante
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