Resumo

Título do Artigo

NÃO CONFORMIDADES E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE EM UMA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA EM MINAS GERAIS.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Qualidade
Diagrama causa e efeito
5W2H

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Pamela Torres de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa

Reumo

O relato visa demonstrar os principais resultados decorrentes do trabalho realizado em um frigorífica localizado no estado de Minas Gerais. O principal intuito desse artigo é priorizar a descrição do aprendizado obtido por meio da oportunidade da aplicação de técnicas de gestão da qualidade em contexto prático e não simulado. O objetivo da intervenção foi investigar os contextos nos quais são percebidas e/ou notificadas situações de não conformidades e, como forma de intervenção, aplicar ferramentas técnicas com fins de obter melhor gestão da qualidade sob esses aspectos.
O frigorífico analisado atua no setor industrial de abate e comercialização de produtos de origem suína, emprega mais de 1000 colaboradores e sua capacidade de abate é de aproximadamente 2000 suínos por dia. Indústrias desse setor estão submetidas a diferentes normatizações de ordem sanitária e de qualidade. Em grande medida, essas normatizações estão baseadas no Decreto nº 30.691 de 1952 que dispõe sobre o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Quando essas normatizações não são atendidas diz-se que o processo se encontra em situação de não conformidade.
Ações corretivas e preventivas devem estar direcionadas às causas e aos efeitos associados à não conformidade identificada. Foi analisado o trabalho desenvolvido no setor de qualidade especialmente no que diz respeito ao seu processo de identificação e tratamento de não conformidades, ou ao não cumprimento de requisitos de seu próprio Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O monitoramento dessas não conformidades é realizado por meio de auditorias internas conduzidas por colaboradores do setor de qualidade, e pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF), com unidade independente dentro da indústria.
Investigação das principais não conformidades e a intervenção sobre as mesmas por meio do uso de ferramentas de qualidade – diagrama de causa e efeito e 5W2H - para melhorar a gestão do problema, e assim contribuir para o SGQ adotado. Foram realizadas pesquisas acerca das normas e legislações específicas para o setor e o diagnostico apresentado. Os dados e informações de campo foram obtidos por meio de observações na indústria, conversas informais com funcionários do setor de qualidade e acesso direto às planilhas de registros de não conformidades fornecidas no mesmo setor.
Das dez não conformidades identificadas, foram selecionadas três para aplicação das ferramentas de qualidade propostas. O diagrama de causa e efeito revelou a necessidade de maior investimento em treinamento de pessoal, não somente das equipes de inspeção e monitoramento, mas, sobretudo, do pessoal diretamente envolvidos nos setores de maior ocorrência de não conformidades, cuja as causas tenham sido atribuídas a fatores operacionais. Já o 5W2H mostrou que existem procedimentos documentados que transmite o conhecimento acerca do que deve ser realizado mediante uma não conformidade.
As organizações tem potencial de agregar conhecimento e valor ao seu sistema de gestão em função da forma como lida com suas limitações. No SGQ, qualquer pessoa que desempenha atividades tem potencial de afetar direta ou indiretamente situações de conformidade. Daí a importância de treinamentos e conscientização do pessoal acerca do trabalho e das responsabilidades que assumem. Alerta-se para o fato de que ferramentas simples, porém muito úteis, oferecem grandes oportunidades analíticas para que a origem do problema seja de fato identificada, tratada e, sempre que possível eliminada.