Resumo

Título do Artigo

O USO DO CASE-BASED LEARNING COMO METODOLOGIA ATIVA: A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO EM UMA TURMA DE MESTRADO EM CONTABILIDADE
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Palavras Chave

Estratégias de Ensino
Metodologias Ativas
Case-Based Learning

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - João Victor Joaquim dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
2 - Márcio César de Oliveira Quirino
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
3 - Yuri Gomes Paiva Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
4 - ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Reumo

A contabilidade enfrenta mudanças significativas, por conseguinte, necessita de inovações no âmbito da formação do profissional. Nesse sentido, novas metodologias fundamentadas sob o paradigma construtivista estão sendo aplicadas no ensino de contabilidade, propiciando, aos discentes, o contato com situações reais ou simuladas da prática profissional ainda no âmbito acadêmico, além do desenvolvimento de habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, principalmente, no que tange ao processo de tomada de decisão, como a análise crítica, a visão sistêmica e o trabalho em equipe.
Considerando, então, a importância da utilização de novas práticas pedagógicas que busquem desenvolver as habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, bem como pela demanda de estudos que investiguem os benefícios e competências desenvolvidas por abordagens que compreendem as metodologias ativas no ensino de contabilidade, como o Case-Based Learning (Frezatti & Martins, 2016), o presente estudo tem como objetivo identificar, na percepção dos discentes do mestrado em Ciências Contábeis, as contribuições no processo de ensino-aprendizagem propiciadas pela utilização do Case-Based Learning.
São diversas as ferramentas de ensino elencadas nas metodologias ativas, todas elas com potencial de levar os alunos a aprendizagens para a autonomia, uma vez que fundamentam-se no construtivismo, que preconiza que o discente é considerado o principal responsável por sua aprendizagem. No entanto, Swiercz e Ross (2003) acreditam que o Case-Based Learning é mais do que uma ferramenta de ensino, uma vez que, ao usar exemplos de experiências, pode-se mostrar a relação entre teoria e ocorrências reais, como também propiciar o desenvolvimento de habilidades requisitadas na prática empresarial.
Para tanto, o caso proposto por Avrichir, Almeida e Andreassi (2011) foi aplicado através de uma intervenção pedagógica na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo os dados coletados por meio da realização de um grupo focal e da aplicação de questionários semiestruturados. Posteriormente à tabulação e transcrição dos dados, adotou-se a técnica de análise de conteúdo para identificar a percepção dos discentes acerca do Case-Based Learning, sendo o processo de codificação realizado no software ATLAS.ti®.
Os resultados demonstram que o ensino por meio do uso de casos propicia otimizar as habilidades de comunicação, de gestão de conflitos, de análise crítica, de trabalho em equipe, de visão sistêmica e de tomada de decisão, sendo esses achados convergentes com as pesquisas empíricas realizadas na área. De forma complementar, os discentes também evidenciam que outra vantagem do método é a possibilidade de relacionar conteúdos de diversas áreas do conhecimento para a resolução do caso. Nesse sentido, observa-se a importância de que o case demande a utilização de conhecimentos interdisciplinares.
Por fim, pode-se concluir que o Case-Based Learning se apresenta como uma importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem nos cursos de contabilidade, sobretudo pela disseminação dessa metodologia ativa na formação de novos docentes, tendo em vista os novos desafios enfrentados no ensino dessa ciência. Diante desses resultados, o presente estudo avança no sentido de fornecer evidências da importância do uso do método como ferramenta de ensino, além de apresentar benefícios e limitações do método em nível de pós-graduação, contribuindo com a literatura já existente sobre o tema.
Avrichir, I., Almeida, V. M. C., & Andreassi, T. (2011). Caso WebBusiness: Vender ou não Vender, eis a Questão. Revista de Administração Contemporânea, 15(4) 776-789. Frezatti, F., & Martins, D. B. (2016). PBL ou PBL’s: a customização do mecanismo de aprendizagem baseada em problemas na educação contábil. Revista de Graduação USP, 1(1), 25-34. Swiercz, P. M., & Ross, K. T. (2003) Rational, human, political and symbolic text in Harvard Business School cases: A study of structure and content. Journal of Management Education, 27(4), 407-430.