Resumo

Título do Artigo

ECO-INOVAÇÃO: um relato da Replastik reciclagem de plásticos com materiais e substratos reciclados e recicláveis
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão Ambiental
Logística Reversa
Eco-inovação

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Sandro Rolak
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz
2 - Zoraide da Fonseca Costa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Guarapuava

Reumo

Notoriamente, questões como Gestão Ambiental, Logística Reversa e Eco-inovação veem sendo inseridas nos mais diversos negócios e nas mais diversas discussões sobre impactos ambientais. Nesse contexto, seja pela lei ou pelas forças opressoras da sociedade, ratifica-se assim, uma mudança nas ações e principalmente nos comportamentos socioculturais, que a partir da inserção de novas ideias ou necessidades, geram formas, técnicas, normas entre outros para minimização dos impactos ambientais ou sua irradicação no meio.
a) Razão Social: Hermann Utri ME. b) Nome fantasia: Replastik Reciclagem de Plásticos. c) CNPJ: 09.299.616/0001-80. d) Propriedade do capital: Nacional. e) Setor de atividade e descrição sumária: Industrial. Atua na fabricação de perfis plásticos. f) Porte: 03 colaboradores. Sua produção é destinada ao município de Guarapuava e Região. g) Localização: Rua Mary Thompson Milazzo, 1200 - Cep: 85.030-160 – Bairro Jardim das Américas – Guarapuava – Paraná, em frente a BR-277. h) Principais linhas de produtos: Postes para placas e varais, bancos para jardim, mesas, estrutura para balanços, palanques
Este relatório técnico científico versará sobre as práticas de Gestão Ambiental, Logística Reversa e Eco-inovação à luz do embasamento teórico específico e pelo amparo pragmático mediante descrição da Empresa Replastik Reciclagem de Plásticos, localizada na Cidade de Guarapuava/Paraná.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, com objetivos de transcrição do aporte teórico e da articulação com a prática da empresa. Como procedimento de coleta de dados optou-se pelo roteiro de entrevista semiestruturado com o proprietário da empresa e pesquisa documental.
O produto da Replastik se enquadra na chamada “madeira-plástica” que tem se difundido muito nos últimos anos. A Replastik utiliza os plásticos que não passariam pela reciclagem comum e lhes atribui o reforço de fibras de madeira para garantir a resistência mecânica das peças. a empresa se apresenta como uma incubadora pelas práticas vigentes como a busca por produtos novos mediante as prototipagens (próprias) e também econômica (fins lucrativos), bem como, um exemplo de conscientização e adoção de ações ou medidas para a minimização dos impactos ambientais.
Mediante os fundamentos teóricos e as práticas ratificadas na empresa Replastik, constata-se alguns paradoxos, pois ao mesmo tempo que a importância das suas atividades e processos se fazem para a sociedade, pouco são os incentivos governamentais para sua efetivação no mercado. Nesse sentido, conota-se que conceitos como gestão ambiental, logística reversa e eco-inovação permeiam toda essa organização. São temáticas implícitas voluntariamente, sem a necessidade de subterfúgios para sua prática e concepção.