Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DO DESEMPENHO ACADÊMICO NA PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS
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Palavras Chave

Desempenho Acadêmico
Justiça
Ciências Contábeis

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Karla Luisa Costa e Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
2 - jacqueline veneroso alves da cunha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
3 - José Roberto de Souza Francisco
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Departamento de Ciências Contábeis e Controladoria & Finanças
4 - Romualdo Douglas Colauto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - contabeis

Reumo

O conceito de justiça está presente na vida organizacional e social das pessoas, influenciando nas suas relações com o meio em que estão inseridas, seja no trabalho, escola ou no convívio familiar. Os estudos sobre a justiça organizacional, estão voltados para a relação do indivíduo com seu trabalho, em especial na sua percepção em torno do sistema de avaliação de remuneração e comprometimento organizacional. As pesquisas sobre percepção de justiça no ambiente de aprendizagem, são voltadas para o comprometimento de alunos e professores com a organização, revelando uma lacuna a ser explorada.
Neste cenário, destaca-se a pesquisa em educação no ensino superior, como forma de contribuir para que a relação entre estudantes e professores, se desenvolva a fim de atender as expectativas de ambas as partes. Diante deste contexto, este estudo irá responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a relação entre a percepção de desempenho acadêmico dos alunos de graduação em ciências contábeis e sua percepção de justiça? O objetivo geral desta pesquisa é buscar evidências que permitam identificar a relação existente entre o desempenho acadêmico de alunos de graduação e sua percepção de justiça.
No que refere-se à psicologia social, o conceito mais robusto sobre a Justiça, foi o de justiça distributiva, tendo como propulsor os trabalhos de Homans (1961) e posteriormente, Adams (1965), com sua teoria da equidade. Adams (1965), se baseou nos trabalhos de Stouffer, Suchman, De Vinney, Star e Williams (1949), que propuseram a Teoria da Privação Relativa, na teoria da dissonância cognitiva de Festinger (1957) e no conceito de justiça distributiva de Homans (1961) para desenvolver a teoria da equidade.
Esta pesquisa pode ser classificada como descritiva e explicativa. De acordo com a abordagem do problema, a pesquisa é de natureza quantitativa. Como população do presente estudo foram selecionadas todas as universidades federais do Estado de Minas Gerais. Para identificar a percepção de justiça dos discentes analisados, atendendo aos quatro primeiros objetivos específicos desta pesquisa, foi utilizado o questionário Revised Classroom Justice Scale– RCJS, que aborda a percepção de justiça em três dimensões: distributiva, procedimental e interacional.
. Os resultados indicam que dentre as variáveis testadas, apenas três variáveis se mostraram estatisticamente significativa. As variáveis significativas são: a variável gênero para a justiça procedimental, a variável turno para justiças procedimental e interacional e a variável reprovação para todas as três dimensões de justiça. Conclui-se portanto, que para os estudantes de Ciências Contábeis do Estado de Minas Gerais, apenas alguns fatores exercem influência na sua percepção de justiça.
Os baixos valores de R2 observado em todas as regressões, evidencia baixo poder explicativo das variáveis independentes sobre a variação na variável dependente. Sendo explicadas principalmente pelo resíduo, as variações nas percepções de justiça (variáveis dependentes) sofrem, principalmente, efeito causal de variáveis que não foram contempladas nos modelos estabelecidos. Portanto, ainda que a validação estatística esteja associada aos constructos teóricos, existem componentes omitidos nos resíduos das regressões que causam maior variação na variável dependente.
Adams, J. S. (1965). Inequity in social exchange. Em L. Berkowitz (Org.), Advances in experimental social psychology (Vol. 2, pp. 267-299). New York:Academic Press; Homans, G. C. (1961). Social Behavior: Its Elementary Forms. New York: Harcourt Brace Jovanovich; Festinger, L. (1957). A theory of cognitive dissonance. Evanston, Il: Row, Peterson; Kovačević, I., Zunić, P., & Mihailović, D. (2013). Concept of Organizational Justice in the Context of Academic Achievement. Management; Stouffer, S. A., Suchman, E. A., De Vinney, L. C., Star, S. A., & Williams, R. M. (1949). TheAmerican Soldier.